22 outubro 2025 em Saúde
Entre janeiro e julho de 2025, foram feitos 196 mil exames, resultado da expansão da atenção primária e das ações de rastreamento precoce
De janeiro a julho de 2025, a rede municipal de saúde realizou 196.147 mamografias, resultado do fortalecimento da atenção primária e das políticas de rastreamento precoce promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O avanço reflete a ampliação da rede de atendimento e o investimento em programas como o Avança Saúde – Mulher, que oferece exames, consultas e orientações nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas por toda a cidade. Entre 2020 e 2024, o número de mamografias cresceu 30%, passando de 192 mil para 312 mil exames, consolidando São Paulo como referência em prevenção e diagnóstico precoce.
Na rede municipal, o acompanhamento começa pelas UBSs, onde as pacientes recebem orientação, acolhimento e, quando necessário, são encaminhadas para serviços especializados. Atualmente, a cidade conta com 14 Serviços de Referência de Mama (SRMs) e dois Centros de Exames da Mulher (CEMs), localizados nas zonas leste e sul da capital.
Ampliação dos serviços
O fortalecimento das ações de prevenção foi evidenciado também na oitava edição do programa Avança Saúde – Mulher, realizada no sábado (18), que mobilizou todas as UBS com oferta de exames, consultas e atividades educativas. Foram realizados mais de 25 mil atendimentos, incluindo 7.986 solicitações de mamografias, 13 mil exames preventivos de colo do útero e 41 mil testes rápidos.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Prevenção
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e apresenta a maior taxa de mortalidade entre elas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A incidência aumenta com a idade, sendo mais frequente a partir dos 50 anos.
A mamografia é o principal exame para detecção precoce do câncer de mama, etapa essencial para o sucesso do tratamento. O Ministério da Saúde atualizou recentemente as diretrizes nacionais e recomenda que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame de rastreamento a cada dois anos — orientação que reforça o foco preventivo já adotado pela gestão municipal.
A população pode localizar a UBS mais próxima pela plataforma Busca Saúde: https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/