23 outubro 2025 em Subprefeituras
Unidade tem funcionamento 24 horas e capacidade para receber 300 toneladas de resíduos por mês
A Prefeitura de São Paulo inaugurou no dia 20 de outubro o primeiro Ecoponto Têxtil da cidade, localizado no Brás — maior polo de moda e atacado da América Latina, com mais de 6 mil indústrias e lojas de confecção. O equipamento funcionará 24 horas por dia e poderá receber até 300 toneladas de resíduos têxteis por mês, volume equivalente ao que é descartado irregularmente nas ruas da região.
O material recolhido será encaminhado para tratamento e convertido em CDR (Combustível Derivado de Resíduo), utilizado em fornos industriais de cimento, cal ou biomassa. O processo substitui combustíveis fósseis e minerais, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Com circulação diária de cerca de 200 mil pessoas e receita anual estimada em R$ 26 bilhões, o Brás enfrentava descarte irregular de tecidos que obstruíam bueiros e agravavam problemas de limpeza urbana. O novo serviço, que recebeu investimento de R$ 373 mil, tem capacidade para receber roupas, cobertores, retalhos e outros materiais têxteis.
O Ecoponto Têxtil era uma demanda antiga dos empresários locais, segundo o vice-presidente da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Lauro Pimenta. Ele afirma que a destinação correta dos resíduos permite o reaproveitamento em atividades como o artesanato e reduz os impactos causados pelo descarte irregular, como enchentes e acúmulo de lixo nas vias.
De acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a instalação do Ecoponto é uma medida estratégica para aprimorar a gestão de resíduos em uma das regiões que mais produzem retalhos e sobras de tecido na cidade. A pasta destaca que a iniciativa alia sustentabilidade, limpeza urbana e responsabilidade ambiental.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O Ecoponto Têxtil Brás aceitará apenas resíduos têxteis. Outros tipos de materiais — como entulho, móveis e embalagens de vidro — devem ser descartados nos 129 ecopontos convencionais espalhados pela cidade, que receberam mais de 315 mil toneladas de resíduos em 2024.
Os endereços dos ecopontos podem ser consultados no site da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).