8 dezembro 2025 em Inovação E Tecnologia
Programa tem como objetivo auxiliar a população de São Paulo na resolução de pendências burocráticas
O Descomplica SP atingiu 10 milhões de atendimentos. O programa da Prefeitura de São Paulo, que reúne mais de 350 serviços municipais em um único espaço, recebeu investimento de cerca de R$ 65,8 milhões e inaugurou 23 novas unidades nos últimos cinco anos.
Nesse período, bairros como Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó/Brasilândia, Perus, Guaianases e M’Boi Mirim passaram a contar com unidades do serviço. Também foi implementado o Descomplica 24 horas, na rua Quinze de Novembro, totalizando 33 unidades na cidade.
A partir de 2021, o programa ampliou sua presença nas regiões da capital, aproximando o atendimento de áreas periféricas. O serviço emprega cerca de 2 mil trabalhadores, responsáveis pelo atendimento e por orientações sobre os serviços municipais.
Principais serviços
Entre os serviços mais procurados estão Cadastro Único, Descomplica Digital, Trabalho e Emprego, Transportes e Sabesp. O programa também realiza mutirões e ações em parceria com órgãos como a Sabesp e o Poupatempo.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Desde 2018, o Descomplica SP realizou mais de 438 mil atendimentos nas áreas de cadastro e consulta de emprego, intermediação de mão de obra e processos seletivos. O número indica a demanda por serviços ligados à empregabilidade na cidade.
Outro serviço é o Descomplica Digital, criado três meses após o início do programa. O projeto oferece acesso a serviços públicos eletrônicos em estações com computadores e apoio de atendentes.
Em janeiro deste ano foi lançado o Descomplica Móvel, com quatro vans que percorrem diferentes regiões para facilitar o acesso da população a serviços do programa. Em menos de um ano, as vans realizaram mais de 200 ações, atendendo cerca de 12 mil pessoas. A programação semanal pode ser consultada em https://linktr.ee/smit_prefsp.