8 dezembro 2025 em Turismo
Ação integra o Natal Iluminado 2025 da Prefeitura de São Paulo
O Edifício Martinelli está com iluminação de Natal desde o dia 1º de dezembro. A ação da Prefeitura de São Paulo integra o Natal Iluminado 2025. Até 6 de janeiro, o Martinelli se junta a outros pontos históricos e culturais para transformar o centro da cidade em um circuito natalino. A iluminação no edifício, um dos primeiros arranha-céus de São Paulo, compõe o cenário com outros prédios tradicionais, como o Theatro Municipal, o Shopping Light e o Edifício Matarazzo.
A região central também recebeu projeções especiais na Catedral da Sé e no Pateo do Colégio, além de iluminação no Viaduto do Chá, no Viaduto Santa Ifigênia e no Mosteiro de São Bento.
A fachada do Martinelli recebeu cem refletores, mil unidades de strobos, trezentos metros de cascata e 250 metros de cortina de LED. As luzes utilizam as cores verde e vermelha em movimento. Foram mobilizados 25 trabalhadores diretamente e outros 40 indiretamente para a instalação, que exigiu três quilômetros de cabos e três quilômetros de cabos de aço.
Marco
O Edifício Martinelli foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger. A construção começou em 1924 e terminou em 1934, com 30 andares e 105 metros de altura. Foi o primeiro grande arranha-céu de São Paulo e, durante anos, o prédio mais alto da cidade e, por determinado período, da América Latina.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Para demonstrar a segurança da estrutura, Martinelli mandou construir um palacete na cobertura, réplica de uma villa italiana, onde sua família passou a morar.
O edifício foi desapropriado em 1975 e reformado, sendo reinaugurado em 1979. Hoje abriga secretarias e empresas públicas municipais, além de comércio no térreo. No 26º andar há um terraço com vista panorâmica que alcança o Pico do Jaraguá, as antenas da Avenida Paulista e a paisagem de prédios da capital.
A iluminação natalina reforça o reconhecimento do Martinelli como patrimônio histórico e marco arquitetônico da cidade, acrescentando um novo capítulo à sua trajetória centenária.
Sobre o Natal Iluminado 2025
O Natal Iluminado 2025 transforma São Paulo em um circuito contínuo de luz e cultura até 6 de janeiro. Entre os destaques estão a Avenida Paulista, com 290 arcos luminosos criando um túnel contínuo, e o Centro Histórico, que se torna uma Vila de Natal com projeções mapeadas, pista de patinação no Largo São Bento e mais de cinquenta pontos iluminados. Cada uma das 32 subprefeituras receberá uma árvore de Natal de 13,5 metros de altura.