11 dezembro 2025 em Assistência Social

Equipamentos seguem como referência no atendimento humanizado e na integração de pessoas em situação de vulnerabilidade

Entre 2022 e agosto de 2025, 809 imigrantes encontraram acolhimento nas Vilas Reencontro, programa socioassistencial da Prefeitura de São Paulo voltado ao atendimento e ao fortalecimento de vínculos de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. As nacionalidades atendidas incluem pessoas vindas da Venezuela, Angola, República Democrática do Congo, Haiti, Bolívia, Guiné-Bissau, Argentina e outros países.

Levantamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) mostra participação equilibrada das unidades da rede. As Vilas Reencontro Jabaquara 1 e Jabaquara 2 registraram mais de 320 acolhimentos no período. As unidades de Sapopemba, Canindé, Pari e Santo Amaro também tiveram números relevantes. As demais — Anhangabaú, Cruzeiro do Sul e as duas Vilas Guaianases — seguem com papel estratégico na oferta de acolhimento.

As unidades contam com equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento social, apoio à regularização documental, acesso a políticas públicas, encaminhamentos para saúde e educação, atividades de convivência e ações voltadas ao fortalecimento da autonomia das famílias. O monitoramento das chamadas saídas qualificadas é realizado em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Social (COVS), o que amplia a precisão dos indicadores e a transparência dos resultados.

Atualmente, mais de 600 imigrantes vivem nas Vilas Reencontro, consolidando o programa como uma das principais portas de entrada para o acolhimento da população migrante em situação de vulnerabilidade na cidade.

Sobre o programa Vila Reencontro

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Criado para ampliar a oferta de acolhimento humanizado e soluções de moradia digna, o programa Vila Reencontro se consolidou como uma das principais políticas municipais voltadas à população em situação de rua. As unidades dispõem de módulos habitacionais independentes, espaços de convivência, serviços de apoio social, atendimento técnico especializado e ações voltadas à autonomia e à reinserção social.

Desde 2022, foram entregues unidades em regiões como Santana, Mooca, Vila Maria, São Mateus, Ipiranga, Penha, Ermelino Matarazzo, Campo Limpo e outras, totalizando 10 Vilas em funcionamento, além de novos complexos em fase de implantação. Com a chegada da Vila Reencontro Cidade Tiradentes, o programa amplia sua capilaridade e reforça a rede de proteção social em territórios com alta demanda por políticas de acolhimento.