15 dezembro 2025 em Saúde

Unidade Jardim Kioto reforça Atenção Básica com cinco equipes de Saúde da Família; região receberá UPA 24h e novas UBS até 2026

Capela do Socorro passou a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde, a UBS Jardim Kioto – Ignês Fontana Tatto, que leva a rede municipal a 480 unidades em funcionamento na cidade de São Paulo. O equipamento amplia a oferta de atendimento em atenção básica na zona sul da capital.

Localizada na rua Dunquerque, a UBS Jardim Kioto foi construída com investimento superior a R$ 13 milhões, acessibilidade total e estrutura para realizar até 11 mil atendimentos mensais. A unidade atende uma região com mais de 650 mil habitantes e foi inaugurada no dia 5 de dezembro.

A UBS conta com 83 profissionais, incluindo cinco equipes da Estratégia Saúde da Família e três equipes de Saúde Bucal. Estão previstos cinco médicos generalistas, três cirurgiões-dentistas, cinco enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem e 30 agentes comunitários de saúde, além de profissionais de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psiquiatria, terapia ocupacional, farmácia e apoio técnico.

Com a nova unidade, Capela do Socorro passa a contar com 57 equipamentos públicos de saúde, entre eles o Centro de Exames da Mulher, seis Caps, dois Centros Especializados em Reabilitação, Assistências Médicas Ambulatoriais, serviços de residência terapêutica e o hospital municipal do território.

Expansão

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A expansão da rede de saúde na região inclui seis UBS em construção ou em fase de ampliação, além de uma Unidade de Pronto Atendimento. As futuras UBSs Cidade Dutra, Vila Rubi, Jardim Progresso e Jardim Itajaí estão em obras, assim como as novas instalações das UBSs Cantinho do Céu e Bororé. Outras duas unidades, nos conjuntos habitacionais Alto da Alegria e Antero Gomes, também terão obras iniciadas. Há ainda intervenções previstas no âmbito do Paulistão da Saúde e novas instalações da UBS Jardim Orion/Guanhembu.

Na mesma região, seguem em andamento as obras da UPA Grajaú, que funcionará 24 horas por dia e terá capacidade para até 16 mil atendimentos mensais em urgência e emergência, com serviços de clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral. O equipamento contará com 27 leitos, seis consultórios, salas de raio-X, gesso, sutura, ortopedia, medicação adulto e infantil, além de consultório odontológico e sala de eletrocardiograma. A previsão de entrega é o primeiro semestre de 2026, com investimento superior a R$ 18 milhões.