19 dezembro 2025 em Habitação

Unidades da Torre 3 do Conjunto Major Paladino atendem famílias removidas de áreas de risco da zona oeste

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (18) 250 unidades habitacionais da Torre 3 do Conjunto Habitacional Major Paladino, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital. As moradias atendem famílias de baixa renda que viviam em áreas de risco e passam a ter acesso a moradias definitivas por meio do programa Pode Entrar – Urbanização de Favelas.

O investimento total no conjunto habitacional é de R$ 332,4 milhões, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, da Prefeitura de São Paulo e do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura.

Com a conclusão da Torre 3, o Conjunto Major Paladino soma 547 unidades entregues, de um total de 1.035 moradias previstas, distribuídas em cinco torres. As duas primeiras etapas, com 297 unidades, foram entregues em agosto deste ano. As Torres 4 e 5, com 244 unidades cada, têm previsão de entrega no primeiro semestre de 2026.

As famílias beneficiadas viviam em áreas de risco da zona oeste, como Moinho, Virtudes, Pau Queimado, Cristina Tomás, Diogo Pires e Nova Jaguaré, além de comunidades como Humaitá, Japiassu, Ilha Verde, Lidiane, Humaitá Caixa C, Jardim Wilson e Ponte Orestes Quércia. Durante o processo de reassentamento, todas receberam acompanhamento da Prefeitura e auxílio-aluguel até a entrega das chaves.

O empreendimento conta com apartamentos de 52 m² e 53 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Implantado em uma área de 43,6 mil m², declarada de utilidade pública em 2009, o conjunto inclui equipamentos comunitários e educacionais, como áreas de lazer, playground, quadras esportivas, sala multiuso, uma creche com capacidade para 203 crianças de até três anos e uma Escola Municipal de Educação Infantil com 385 vagas para crianças de 4 e 5 anos.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Sobre o Pode Entrar

O programa Pode Entrar, da Secretaria Municipal de Habitação, foi criado para ampliar o acesso à moradia por meio da produção de habitação de interesse social, requalificação e aquisição de imóveis, além de financiamento e locação social subsidiados.

Desde 2021, mais de 16 mil unidades habitacionais foram entregues na capital e 36,6 mil famílias beneficiadas com obras de infraestrutura. Em 2025, mais de 5 mil moradias já foram entregues. Atualmente, mais de 42 mil unidades habitacionais estão em construção na cidade.