19 dezembro 2025 em Direitos Humanos E Cidadania

Equipamento itinerante da Prefeitura reforça a rede de proteção em regiões com menor acesso a serviços fixos

A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda Unidade Móvel Mulheres e Meninas, equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que amplia a rede de atendimento especializado a mulheres e meninas em situação de assédio e violência.

A entrega ocorreu na terça-feira, dia 17, durante o seminário Violência de Gênero: Desafios e caminhos para uma cidade mais segura e protetiva para as mulheres. De caráter descentralizado e itinerante, a unidade percorre diferentes regiões da cidade, com foco em territórios mais distantes dos serviços fixos, oferecendo orientação, acolhimento e acesso direto à rede de proteção.

A iniciativa integra o Protocolo Não Se Cale, política pública municipal voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, com ações de prevenção, atendimento e encaminhamento às estruturas especializadas da rede.

Além de uma agenda contínua de circulação pela capital, a Unidade Móvel Mulheres e Meninas realiza atividades informativas sobre os direitos das mulheres e oferece atendimento psicológico e social, orientação jurídica e encaminhamentos necessários. Os atendimentos são realizados com sigilo, priorizando a segurança e o respeito.

Desde a inauguração da primeira unidade móvel, em março de 2025, o serviço já passou por todas as regiões da cidade, com atuação em equipamentos públicos, organizações sociais e serviços da assistência social. A unidade também esteve presente em grandes eventos da capital, como SP Open, GP São Paulo, NFL, Virada Cultural, Virada ODS e Carnaval 2025. A presença do equipamento está programada também para o Réveillon na Avenida Paulista.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Rede municipal 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres, formula e executa políticas públicas voltadas às mulheres da cidade de São Paulo, em articulação com outros órgãos da administração municipal.

A coordenação atua na gestão de uma rede municipal composta por 32 equipes especializadas distribuídas em todas as regiões da cidade, com serviços em funcionamento 24 horas, em horário comercial e em formato itinerante, voltados à promoção de direitos, à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e de gênero.

A rede inclui casas de acolhimento, centros de referência, postos avançados em estações de metrô e terminais de ônibus, além das Unidades Móveis de Atendimento Mulheres e Meninas. A partir de dezembro, com duas vans em operação, o serviço amplia sua capacidade de atendimento itinerante.

Funcionam 24 horas a Casa da Mulher Brasileira e a Casa de Passagem Rosângela Rigo. Em horário das 9h às 17h operam os Centros de Referência e Cidadania da Mulher, os Centros de Defesa e Convivência da Mulher, os postos avançados de apoio à mulher nas estações de metrô Luz e Santa Cecília e no Terminal Sacomã. As Unidades Móveis de Atendimento Mulheres e Meninas funcionam de terça a sábado.