24 dezembro 2025 em Assistência Social

Com a entrega, São Paulo passa a contar com 3.332 vagas nessas moradias instaladas desde 2022

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (23) a Vila Reencontro Armênia I, a 12ª unidade do programa municipal de atendimento à população em situação de rua, localizada na região central da capital.

A nova unidade tem capacidade para até 496 pessoas. Com a entrega do equipamento, a cidade passa a contar com 3.332 vagas nas Vilas Reencontro instaladas desde 2022. Segundo dados da administração municipal, o programa registrou 890 saídas qualificadas, incluindo moradia autônoma, reintegração familiar e inserção no mercado de trabalho.

A unidade Armênia I integra a rede socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e conta com 109 módulos habitacionais. O modelo prevê acolhimento temporário com acompanhamento social contínuo, voltado à reorganização de vida de indivíduos e famílias, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e acesso a alternativas definitivas de moradia e geração de renda.

A Vila Reencontro Armênia I também amplia a capacidade de atendimento da rede municipal em uma região com alta demanda por serviços de acolhimento. A estrutura inclui módulos habitacionais independentes e espaços de convivência, além de atendimento técnico especializado.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Como funciona

Criado para ampliar a oferta de acolhimento humanizado à população em situação de rua, o Programa Vila Reencontro reúne unidades com foco em moradia provisória e autonomia. As Vilas contam com módulos habitacionais, atendimento técnico e ações voltadas à inclusão social e reinserção produtiva.

Desde 2022, foram entregues unidades em bairros como Santana, Mooca, Vila Maria, São Mateus, Ipiranga, Penha, Ermelino Matarazzo e Campo Limpo.

A gestão da Vila Reencontro Armênia I será realizada pelo Instituto Pilar, Organização da Sociedade Civil responsável pela administração de Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua, Centros de Acolhida e serviços da Proteção Social Básica no município.