27 janeiro 2026 em Infraestrutura E Obras

Espaço de 27 mil metros quadrados passou por obras iniciadas em 2024 e agora permite práticas como skate, patins e BMX

A Marquise do Parque Ibirapuera voltou a integrar a rotina da população neste sábado (24), após obras de requalificação estrutural e de readequação de uso.

Com 27 mil metros quadrados, a Marquise José Ermírio de Moraes recebeu intervenções no forro, na estrutura — pilares, vigas e laje —, além de impermeabilização, sistema de drenagem, platibanda, piso e iluminação. As obras começaram em 2024 e foram acompanhadas por órgãos de preservação do patrimônio, mantendo as características originais do projeto.

A requalificação foi executada pela concessionária Urbia, responsável pela gestão do Parque Ibirapuera desde 2020, com investimento de R$ 86,9 milhões da Prefeitura de São Paulo.

A reabertura também marca uma mudança nas regras de ocupação do espaço. Um decreto publicado no Diário Oficial da Cidade regulamenta o uso da área e autoriza atividades esportivas que eram proibidas desde 2003, quando o local era restrito à caminhada.

A Marquise passa a contar com trechos exclusivos para skate, patins e ciclismo BMX, que ocupam cerca de 3,6 mil metros quadrados, além de uma área infantil com aproximadamente 700 metros quadrados. As normas foram definidas após discussão com o conselho gestor do parque, a concessionária e usuários.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O decreto estabelece ainda diretrizes para a preservação da estrutura, limita o uso de bicicletas com aro superior a 16 na área infantil, define regras para o volume de caixas de som e regulamenta eventos de pequeno porte, que devem seguir o Plano Diretor do Parque Ibirapuera.

História

Projetada por Oscar Niemeyer em 1954, a Marquise conecta equipamentos como o Museu de Arte Moderna, a Oca e o Museu Afro Brasil. Ao longo dos anos, consolidou-se como espaço de circulação, lazer e permanência, além de referência da arquitetura moderna brasileira.

A entrega ocorre em meio à ampliação da rede de parques municipais. Nos últimos anos, foram inaugurados 13 novos parques, entre eles o Linear Córrego do Bispo, o Jardim Apurá–Búfalos e o Fazenda da Juta. Em 2025, os parques da cidade receberam 57,9 milhões de visitantes.