30 janeiro 2026 em Educação

Unidades retomam aulas na próxima quarta-feira com calendário definido, ampliação do tempo integral e oferta de alimentação escolar

A rede municipal de educação de São Paulo inicia, na próxima quarta-feira (4), o ano letivo de 2026 com o retorno de mais de 1 milhão de estudantes às salas de aula. Ao todo, 4,1 mil unidades educacionais recebem crianças, adolescentes, jovens e adultos em todas as regiões da cidade.

Do total de estudantes, cerca de 330 mil estão matriculados em creches, enquanto mais de 670 mil frequentam EMEIs, EMEFs e unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O calendário letivo prevê aulas até 22 de dezembro, com recesso escolar entre 6 e 17 de julho.

No primeiro bimestre, a rede realiza o Dia da Família na Escola, em 7 de fevereiro nas unidades de Educação Infantil e em 28 de fevereiro nas escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

Na educação em tempo integral, o Programa São Paulo Integral atende atualmente mais de 142,5 mil estudantes em 771 unidades escolares, crescimento de 350% em relação a 2021, quando eram cerca de 31,6 mil matrículas. Somadas às matrículas dos Centros de Educação Infantil, a Rede ultrapassa 400 mil estudantes em regime de tempo integral.

A alimentação escolar segue com a oferta diária de mais de 2 milhões de refeições para mais de 1 milhão de estudantes. Em 2025, foram distribuídas cerca de 737,6 mil cestas básicas a famílias inscritas no CadÚnico, sendo mais de 368,1 mil em junho e cerca de 369,5 mil nos meses de novembro e dezembro.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Pelo quarto ano consecutivo, os recursos para compra de material escolar e uniformes foram liberados de forma antecipada. Desde 5 de janeiro, as famílias podem utilizar os valores até 31 de outubro de 2026 por meio do aplicativo Kit Escolar DUEPAY, disponível para Android e iOS. O investimento total ultrapassa R$ 700 milhões.