8 fevereiro 2026 em Educação
Unidade amplia oferta de educação integral, cultura, esporte e lazer no Conjunto Habitacional Novo Brasil
A Prefeitura de São Paulo inaugurou no dia 4 de fevereiro o Centro Educacional Unificado (CEU) Padre Chicão, localizado no futuro Conjunto Habitacional Novo Brasil, no Grajaú, zona sul da capital. O novo equipamento passa a integrar a rede municipal de espaços públicos voltados à educação integral, cultura, esporte e lazer.
Com a entrega, a cidade passa a contar com 63 CEUs em funcionamento. O CEU Padre Chicão é o quinto inaugurado desde 2021, todos em áreas periféricas. A unidade abriga a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Magda Becker Soares, com capacidade para cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental em jornada integral de nove horas diárias.
O CEU tem capacidade para atender mais de 3,1 mil pessoas por dia, com mais de 15 mil metros quadrados de área de concessão e mais de 10 mil metros quadrados de área construída. O bloco educacional inclui salas da Rede UniCEU, que oferecem cursos gratuitos de ensino superior nas áreas de licenciatura, computação, negócios e produção.
A estrutura esportiva conta com piscina semiolímpica, quadra coberta, playground e salas para atividades físicas. O bloco cultural reúne biblioteca, bebeteca, cineatro, estúdio de gravação e salas para artes cênicas e outras linguagens artísticas.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O projeto incorpora soluções de sustentabilidade, com sistema de reaproveitamento de água de chuva, além de 184 placas fotovoltaicas, com geração estimada de 115.800 kW por ano.
A unidade possui 118 câmeras de monitoramento, sendo 16 integradas ao sistema Smart Sampa, que opera cerca de 40 mil equipamentos de vigilância em toda a cidade.
O CEU Padre Chicão é a última unidade do primeiro lote da Parceria Público-Privada firmada para construção e manutenção de cinco CEUs. Também integram esse grupo os CEUs Rei Pelé, Papa Francisco, Padre Ticão e Silvio Santos, inaugurados em 2025. Outras quatro unidades seguem em implantação nos bairros Vila Gilda, Pirajuara, Parque das Flores e Brasilândia.
