Máscaras N95 oferecem mais proteção contra as novas variantes do coronavírus? Veja o que diz o físico Vitor Mori, membro do Observatório Covid-19
Com a circulação das novas variantes do novo coronavírus, países europeus, como a Alemanha, passaram a exigir o uso de máscaras profissionais pela população em locais públicos e com grande circulação de pessoas. Especialistas afirmam que o modelo N95, ou PFF2 (peça facial filtrante), é o mais eficaz para evitar a infecção por aerossóis, mas não deve ser usado em todas as ocasiões. (Com reportagem de Paula Felix)
Veja o que o cientista Vitor Mori comenta e recomenda
1. Desde o começo da pandemia, o Brasil já deveria ter investido na disponibilização da máscara N95 (PPF2) para a população que está mais exposta ao vírus.
2. O Brasil cometeu um erro na contenção e se preocupou mais com as gotículas maiores, com as superfícies, mas sabemos da infecção por inalação de pequenas gotículas, pelos aerossóis, e isso custou muitas vidas. Ir nessa direção agora é recuperar um atraso de nove meses.
3. As máscaras de tecido eram soluções temporárias, mas podem ser usadas para locais ao ar livre e que permitam o distanciamento social.
4. Para situações de risco, o correto seria adotar a N95. Exemplos: ambientes fechados, mal ventilados, aglomerados, hospital, posto de saúde e transporte público.
5. A N95 ou PFF2 consegue filtrar 94% das partículas. No entanto, o uso precisa ser correto. Caso contrário, a eficácia da proteção será afetada.
6. A N95 tem de estar bem justa ao rosto, com o elástico preso na cabeça e no pescoço. O ar não pode passar pela lateral. Não adianta o filtro ser bom e o ar passar.
7. No cenário ideal, sem pandemia e sem falta de insumos, a N95 só deveria ser utilizada uma vez. Mas as pessoas podem usar o máximo de vezes possível – com intervalo de pelo menos três dias, para não faltar para os profissionais de saúde.
8. Enquanto a N95 estiver inteira, com a manta filtrante íntegra, sem painéis descolando, dá para reutilizar.
9. Atenção: a N95 não pode ser lavada nem higienizada com álcool. Após o uso, ela deve ser pendurada longe da luz do sol direta. Espera no mínimo três dias para reutilizar.
TIPOS DE MÁSCARA