Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Sustentabilidade

Vou de bike (elétrica)

Saiba como esses veículos estão melhorando a vida de quem os usa

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
11 de outubro de 2018
em Sustentabilidade
0 0
0
O dentista Rogério Granja, de 45 anos, há um ano trocou o carro por uma bicicleta elétrica Foto: Tiago Queiroz

O dentista Rogério Granja, de 45 anos, há um ano trocou o carro por uma bicicleta elétrica Foto: Tiago Queiroz

Share on FacebookShare on Twitter

Ela já foi chamada de “bike de preguiçoso” e agora ganha as ruas. Os adeptos destacam comodidade, velocidade, segurança e mudança no estilo de vida. A reportagem de Juliana Diógenes e Giovana Girardi conta como a bicicleta elétrica está se transformando em uma alternativa concreta (para muitos, já virou) de transporte em São Paulo.


“Foi uma mudança de paradigma. Saí do carro blindado para a bicicleta elétrica.” Há quase um ano, o dentista Rogério Granja, de 45 anos, largou o automóvel na garagem e passou a sair sobre duas rodas na maioria dos deslocamentos, até para ir trabalhar. “Optei por comodidade. Em dias de calor, não quero chegar suado ao trabalho”, explica Granja.

Diariamente, ele percorre pelo menos dez quilômetros: vai de casa, no Campo Belo, na zona sul da capital, até a Vila Nova Conceição, onde fica seu consultório. “Hoje, sei todas as lojas que estão em volta da minha casa e do meu consultório. Eu cumprimento os seguranças e os manobristas do prédio. Você se torna uma pessoa mais sociável. Muda a interação com a cidade. Dentro do carro, você fica achando que o mundo lá fora não te pertence.”

Capazes de atingir até 25 km/h – velocidade máxima permitida em ciclofaixas e ciclovias, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) –, as elétricas atraem um público que tinha dificuldade de usar bicicletas pelos mais diversos motivos, como não querer chegar suado ao local de trabalho, não conseguir transpor as ladeiras e ter receio do trânsito. Com a ajuda do motor, é mais fácil largar em um semáforo e pedalar perto dos carros.


Palavra de quem pedala 1
Aníbal Codina, engenheiro, usa a bike elétrica desde março para ir e voltar do trabalho, perto do Shopping Santa Cruz. São cinco quilômetros de distância, com subidas íngremes. “Consigo subir pedalando sem transpirar. Se não fosse subida, estava na bicicleta normal”, diz Codina, que investiu cerca de R$ 13 mil, entre veículo e acessórios. “Hoje, só uso [o carro] para deixar minhas filhas na escola. Quando saio à noite, vou de bicicleta ou peço transporte por aplicativo.”

Palavra de quem pedala 2
A editora de vídeos Silvia Ballan, de 45 anos, já levava as filhas para a escola numa bicicleta convencional há anos – e escrevia em um blog sobre a experiência para estimular outros pais. Em 2012, ela abandonou o carro definitivamente, passando a se locomover para todos os lugares na magrelinha. Dois anos atrás, quando a filha começou a crescer e passou a pesar na garupa, ela pensou em desistir. Até que conheceu a e-bike. “Tem hora que cansa pedalar, porque São Paulo é uma cidade de muitas ladeiras. A elétrica quebra tudo isso. Ela sobe tranquilamente e me proporciona o que uma bicicleta convencional não oferece. Me sinto segura em ruas mais escuras. A velocidade é um benefício não somente para as ruas com ladeira, mas para a segurança.”


Ocupação ciclovia
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2017 o Brasil importou 2.165 bicicletas elétricas inteiras. Somente até agosto deste ano, o número quintuplicou: o País importou 13.203 e-bikes. A tendência é tão nova que a classificação fiscal do produto  foi criada pela Receita Federal somente ao final de 2016.

Na ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima, um levantamento feito pela Aliança Bike observou que as elétricas dobraram de concentração nos últimos três anos. Em 2015, representavam 2% do total de bikes circulando por ali, hoje já são 9%. Mapeamento feito pela empresa Vela junto a cerca de mil usuários também mostrou que a maioria se concentra naquela região e nas ciclovias da Consolação, da Paulista e da Sumaré.

 

Tags: Mobilidade Urbana
Anterior

Um chá com conversa e livros

Próxima

Chame o pessoal…

Próxima
Os nomes dos cortes são estrangeiros, mas o sabor é universalmente bom. Foto: Codo Meletti/Estadão

Chame o pessoal...

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In