As tarifas dos clientes da Eletropaulo estão em média 15,84% mais caras desde 4/7. O aumento para os clientes residenciais é de 15,08%, enquanto que aqueles conectados à alta tensão, como as indústrias, têm alta de 17,67%.
Com os reajustes acima de 10% autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica neste ano, a conta de luz vai pesar ainda mais no orçamento. O jeito é economizar. Devido aos impostos elevados, poupar não é tarefa fácil – a energia elétrica é uma das vilãs no custo de vida dos brasileiros. De todo modo, não deixe de analisar sua fatura mensal e planejar como reduzir a média de consumo. Dá trabalho, mas compensa.
1. Relacione os aparelhos que mais consomem energia na sua casa. Saiba usá-los de modo eficiente para que pesem menos na sua conta.
2. Para manter o equilíbrio no orçamento doméstico, o ideal é que a conta de energia não comprometa mais do que 5% do total das receitas.
3. Desligue de verdade (tire o fio da tomada) os aparelhos que não estejam sendo usados. Estima-se que o stand-by seja responsável por 10% a 15% do consumo elétrico das famílias.
4. Quando for comprar ou substituir um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico em casa, prefira produtos mais eficientes em consumo elétrico – os que recebem classificação “A” no selo Procel.
5. Mesmo na compra de itens com a nota “A”, ainda se constata uma diferença muito grande na eficiência energética. Compare o valor das etiquetas.
6. Você dorme vendo TV? Programe para desligar (timer). Mas o ideal mesmo é evitar o stand-by.
7. Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando. Usar ventilador de teto para refrescar o ambiente gasta 90% menos energia.
8. No calor, alterne ar-condicionado e ventilador de teto. Outra ideia é regular o ar para o mínimo e ligar o ventilador (esse gesto consome menos energia do que se o ar estivesse no máximo).
9. Se possível, instale interruptores que controlam a quantidade de luz do ambiente e ajudam a consumir menos (dimmers).
10. Não esqueça o carregador de celular na tomada. Ele continua gastando luz.
11. Na cozinha, lembre-se de sempre desligar da tomada o que não estiver em uso.
12. Evite o abre e fecha da geladeira e não deixe formar muito gelo – dois milímetros já aumentam em 10% o consumo de energia.
13. Se você não abre mão do micro-ondas, compre os modelos sem grill, mais econômicos. Em stand-by esse equipamento gasta por ano quatro vezes mais energia do que se for usado na potência máxima por vinte minutos diariamente.
14. Reduza o tempo de banho. Ao desligar o chuveiro elétrico enquanto se ensaboa, uma família de quatro pessoas pode economizar mais de R$ 300 por ano na conta de energia.
15. Ao tomar banho nos dias mais quentes, mude a chave do chuveiro elétrico para o modo verão, que consome 30% menos energia do que no modo inverno. Se possível, troque o sistema de aquecimento de água por opções a gás ou solares.
16. Acumule roupa suja. Só utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima especificada pelo fabricante. Assim, você economiza energia e água. Se a lavadora tem aquecimento, use só para a sujeira pesada.
17. Espere juntar roupa para passar e evite ligar o ferro várias vezes no dia ou na semana. Do aquecimento inicial até a estabilidade de temperatura, o consumo de energia é muito alto.
18. Quando usar o computador, em vez de utilizar o descanso de tela, configure o monitor para desligar após algum tempo sem uso. Mas tente evitar o stand-by. Só ligue a impressora e outros periféricos quando for utilizá-los.
19. Desligue o computador e o monitor sempre que for ficar mais de duas horas longe dele. O computador, o ar-condicionado e o chuveiro elétrico são vilões do gasto de energia.
20. Ao sair de casa, faça uma checagem: lâmpadas, aparelhos de TV, som, computador, ar-condicionado, ventilador, micro-ondas etc. Desligue tudo da tomada. O bolso agradece.
VEJA TAMBÉM
Comments 1