Poliomielite é altamente contagiosa, atinge principalmente crianças com menos de 5 anos de idade e não tem cura; outras vacinas também serão aplicadas no período
Com reportagem de Caio Possati, especial para o Estadão
O Brasil está em campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e outras doenças até o dia 9 de setembro. O objetivo da mobilização é alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior que 95% em crianças de 1 a 5 anos de idade, e proteger o público de até 15 anos com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (veja a lista das vacinas distribuídas — programação completa — no fim desta página).
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos e que vivem em alta vulnerabilidade social, em locais onde não há tratamento de água e esgoto adequado. O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. O vírus ataca o intestino, mas pode chegar ao sistema nervoso e provocar paralisia irreversível – daí o nome paralisia infantil – em membros como as pernas, e também dos músculos respiratórios, levando o paciente à morte. A poliomielite não tem cura, apenas prevenção que é feita com a vacina.
TODAS AS VACINAS DISTRIBUÍDAS NA ATUAL CAMPANHA
- Hepatite A e B Penta (previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, e hepatite B)
- Pneumocócica 10 valente
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
- Vacina Rotavírus Humano (VHR)
- Meningocócica C (conjugada)
- Vacina Oral Poliomielite (VOP)
- Febre amarela
- Tríplice viral (previne o sarampo, rubéola, caxumba)
- Tetraviral (previne o sarampo, rubéola, caxumba e varicela)
- Tríplice Bacteriana ou DTP (previne difteria, tétano e coqueluche)
- Varicela
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
VACINAS PARA ADOLESCENTES
- HPV
- Vacina dupla bacteriana do tipo adulto ou dT (protege contra difteria e tétano)
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Hepatite B
- Vacina tríplice bacteriana ou dTpa (previne difteria, tétano coqueluche)
- Meningocócica ACWY (conjugada)
VEJA TAMBÉM