No app da 99, taxistas encontram diferenciais de comodidade aos usuários e oportunidades de aumentar seus ganhos; a plataforma é uma porta de entrada para novos passageiros
Tudo começou com ela: a categoria 99Táxi. A modalidade mais antiga de integração entre motoristas parceiros e passageiros é oferecida há anos pela 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, que celebra 10 anos no Brasil neste mês de agosto. Como algumas pessoas ainda não se sentem confortáveis para utilizar o transporte por aplicativo, o 99Táxi serve como uma porta de entrada desses passageiros nesse formato crescente de deslocamento urbano. Além disso, outro importante diferencial do 99Táxi é poder escolher veículos adaptados para o transporte de pessoas que usam cadeiras de rodas.
O usuário ainda pode falar de graça com o motorista, por texto ou áudio, usando o bate-papo do app e escolhendo como vai pagar (se por meio do próprio aplicativo, em dinheiro, cartões de crédito ou débito pela maquininha do motorista parceiro e 99Pay).
Taxistas profissionais, com cadastro na Prefeitura, também podem fazer parte da plataforma. São muitas as vantagens para quem dirige. Entre elas, a possibilidade de ampliar suas corridas além “do ponto” e rodar em corredores de ônibus em determinados períodos — especialmente em cidades como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras que dispõem desse diferencial de mobilidade nos horários de pico para reduzir o tempo das viagens.
Mais segurança e sem burocracia — Assim como os motoristas parceiros, os taxistas passam por um processo de análise de dados antes de serem cadastrados na plataforma. Eles também fazem treinamentos presenciais e online e, para garantir maior conforto e segurança ao usuário, seus veículos precisam cumprir com algumas exigências. O único documento “diferente” para um taxista fazer parte da categoria 99Táxi é a inscrição no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis da cidade onde vive.
Nessa modalidade, os taxistas podem atuar dentro da plataforma como motorista parceiro — ou seja, recebendo seus rendimentos dentro do app — e como táxi comum (a cobrança é feita pelo taxímetro). Dessa forma, é possível escolher aplicar ou não o desconto aos clientes: essa é uma possibilidade quando as solicitações de viagens estão abaixo do normal e uma oportunidade para rodar quando o ponto estiver sem clientes. Tudo isso com a vantagem dos recursos tecnológicos oferecidos pela plataforma para tornar as viagens ainda mais seguras.
Na 99, também dá para escolher o tipo de táxi — Oferecido como categoria de conforto, dentro da plataforma o serviço de táxi oferece três formas de atendimento — 99Táxi, 99Táxi Comum, e 99Táxi Top. Todas têm características e faixas de preço próprias e de acordo com a comodidade, o tipo de carro, a localidade e o método de cobrança. Conheça as diferenças entre elas:
- 99Táxi: todos os veículos são cadastrados como táxi, mas o faturamento é feito pelo aplicativo, dando a opção de conceder descontos de até 30% aos seus clientes
- 99Táxi Comum: também cadastrados como táxis, mas os taxistas não podem aplicar o desconto de 30%, sendo que a cobrança é feita de forma tradicional, com a corrida calculada pelo taxímetro
- 99Táxi Top: presente apenas na cidade de São Paulo e região metropolitana, é composta por carros mais modernos, espaçosos e confortáveis