Seleção traz iniciativas gratuitas voltadas à ampliação de conhecimentos, ao empreendedorismo e à busca por emprego
Com o arrefecimento da pandemia de covid-19, as oportunidades no mercado de trabalho têm crescido e muitas organizações oferecem caminhos a quem deseja aprimorar a qualificação para empreender ou ampliar os conhecimentos e buscar uma vaga no mercado de trabalho. Confira uma seleção de iniciativas gratuitas com o olhar voltado ao público jovem, negro, indígena e periférico.
EMPREENDEDORISMO: WORKSHOPS NA METODOLOGIA ‘TREINAR E FAZER’
O Instituto Guetto, de consultoria e equidade racial, fechou parceria com a estadunidense Stroud Leadership Academy, que também atua no empoderamento e na qualificação da população negra e periférica. O objetivo é ajudar empreendedores a aprimorar os negócios por meio de workshops virtuais e presenciais a partir da metodologia “treinar e fazer”— formato utilizado em esportes de alta performance nos Estados Unidos. Para conhecer e integrar a iniciativa, acompanhe o Instagram e Linkedin do Instituto Guetto.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA E PROGRAMAÇÃO NO INSTITUTO PROA
Para quem tem de 17 a 22 anos, cursa ou já concluiu o 3º ano do Ensino Médio na rede pública, e mora na Grande São Paulo, o Instituto Proa oferece 150 vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia e programação. As aulas começam no dia 6 de fevereiro de 2023. Os jovens ainda receberão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas, que ocorrem em formato presencial e online. As inscrições estão abertas e terminam no dia 10 de novembro de 2022. Saiba mais aqui.
PARA JOVENS NEGROS E INDÍGENAS QUE QUEREM FAZER CARREIRA EM MODA
O Instituto C&A acaba de lançar a plataforma Minha Carreira na Moda, que apresenta oportunidades a jovens negros e indígenas, de 16 a 29 anos, que desejam construir ou começar a trabalhar na área. As possibilidades vão desde troca de informações com profissionais do segmento até a formação em cursos livres (com certificação). Também é possível inscrever-se para concorrer a uma bolsa auxílio de R$ 1.300 e auxílio alimentação custeado pelo Instituto C&A, durante três meses, para que os jovens possam se conectar com sete marcas em curso livre com carga horária de 30 horas semanais.
EMPREENDEDORES NEGROS: FEIRA PRETA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30/9
Quem já produz e busca um espaço de divulgação pode procurar a Feira Preta. O maior festival de cultura negra da América Latina está com inscrições abertas até 30 de setembro. A edição de 2022 celebra os 20 anos do evento e acontecerá entre os dias 4 de novembro e 4 de dezembro em São Paulo. Além da comercialização de produtos, o espaço abre oportunidade para a oferta de serviços dos mais diversos segmentos, desde tecnologia até literatura, música e artes digitais.