Nesta seção, a comunidade do Expresso na Perifa conta o que tem visto, lido e escutado por aí, fazendo sugestões de rolês
As indicações desta semana são do coletivo Periferia em Foco e do editor Lucas Veloso
SE EU TIVESSE MEU PRÓPRIO DICIONÁRIO
“INVERNO são os outros – quando distantes. JARDIM: um filhote de floresta, que ficou de castigo no quintal. K: um esconderijo em forma de letra. LOBISOMEM: um bicho de lua, que toda hora muda o status no Facebook e diz: #patiurua! MONTANHA: um buraco que esqueceu de afundar e ficou assim, do avesso; um buraco pra cima”. As definições anteriores estão no livro Se eu tivesse meu próprio dicionário, de Ni Brisant. Na obra, o autor define alguns termos a partir de suas experiências fugindo do lugar comum. Apesar de uma leitura que se faz rapidamente, o conteúdo faz pensar e viajar.
LUZ DE LAMPARINA
Luz de lamparina é um livro de poesias periféricas da autora paraense Liz Silva
Um livro que transpõe a ideia de uma poesia comum. É uma poesia que nasce das ruas, das quebradas, que vem dar voz aos marginalizados e que também encontra nas vivências da autora sua força. O livro também conta com 4 contos que traduzem um pouco da vida da periferia e as narrativas levam o leitor para uma reflexão sobre aqueles que são invisibilizados diariamente.
CONDE SEXTETO FAVELA
Para quem curte música, sobretudo com som instrumental, vale ouvir o disco “Temas para Tempos de Guerra”, do Conde Favela Sexteto. O grupo formado em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, existe há mais de 11 anos e carrega influências de renomados músicos, como James Brown e The JBs. No trabalho, vale ouvir Ogum, faixa dedicada ao orixá cultuado nas religiões de matriz africana.
PARA SEGUIR NAS REDES
Ver essa foto no Instagram
Criado na periferia de São Paulo, Jef Delgado é uma pessoa que vale seguir e acompanhar o trabalho. Hoje, ele é um dos principais nomes na fotografia brasileira, sobretudo no que diz respeito a nomes do rap, como o Racionais MC e Emicida, além de outros artistas da cena musical. Nas redes, costuma compartilhar dicas para quem se interessa pela área, além da sua rotina de produções e trabalhos feitos pela produtora Irmãos Delgado.