Usuários da 99 contam com diversas categorias para curtir o período de comemorações com mais conforto e tranquilidade
Em dezembro, festas e comemorações se multiplicam em todo o País, tanto as corporativas quanto particulares, com amigos e familiares. E, como já é tradição, esses passeios e celebrações costumam se estender em janeiro, com as férias da criançada.
Para aproveitar ao máximo todos esses momentos, nada melhor do que fazer boas escolhas: em primeiro lugar, é nunca misturar álcool com direção, a principal causa de acidentes e de mortes no trânsito no mundo todo. Para essas ocasiões, o transporte por aplicativo tem se mostrado uma boa alternativa.
A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, investiu, somente em 2022, R$ 100 milhões em melhorias voltadas para a segurança de motoristas parceiros e passageiros. A empresa oferece aos seus usuários diversas opções de corridas, desde as mais econômicas às mais confortáveis, passando por compartilhamento e, em algumas cidades, trajetos até mesmo feitos por motos.
Opções para todas as horas
Uma das categorias mais econômicas oferecidas pela plataforma é o 99Compartilha, disponível todos os dias das 6h às 22h. Mesmo que o usuário não queira dividir a corrida com nenhuma outra pessoa (o máximo permitido é de três passageiros, no total), a empresa afirma que é possível economizar até 50% do valor da corrida na comparação com a categoria 99Pop.
Outra opção é o 99Moto, serviço recém-lançado e que está disponível em mais de 40 cidades. O 99Moto tem preço 30% mais baixo que o do 99Pop, a opção de transporte por carro.
Outra categoria é o 99Táxi, atendida exclusivamente por taxistas profissionais e que oferece ao usuário, também, veículos adaptados para o transporte de pessoas que usam cadeiras de rodas, por exemplo.
Já para quem faz questão de automóveis mais espaçosos e confortáveis, a empresa possui o 99Comfort, opção considerada premium.
Segurança em primeiro lugar
De acordo com a 99, até 2024 serão investidos R$ 150 milhões em diversas ações com foco no aumento da segurança de motoristas e usuários. Segundo um levantamento recém-divulgado pela empresa, houve redução de 40% de ocorrências de agressões verbais nas viagens por milhão de corridas realizadas pela plataforma no período entre janeiro a outubro de 2022, comparado com o mesmo período do ano anterior.
O estudo mostrou, ainda, que também houve queda nas situações de violência sexual (-19%) e nas agressões físicas (-14%). Quando considerados todos os tipos de incidentes contra motoristas e passageiros, também houve redução de 14,7%. “Conseguimos atingir uma redução significativa em incidentes durante viagens”, explica Priscilla Ferreira, Diretora de Consumer Experience da 99. “Porém, para nós, o índice tolerável de ocorrências é zero. Por isso, seguimos com várias ações para oferecer e fortalecer ainda mais a segurança dentro da plataforma”, afirma.
De janeiro a outubro deste ano, a 99 registrou diminuição de ocorrências de 28,3% incidentes por milhão de corridas, na comparação com todos os meses de 2021. As agressões contra os motoristas parceiros registraram uma queda de 19% por milhão de corridas em relação a setembro. No caso de passageiros, a diminuição foi de 17% por milhão de corridas no mesmo período, segundo a 99.
Ações educativas
Para orientar quais são as atitudes e comportamentos esperados pela empresa, tanto por motoristas quanto pelos usuários, a 99 possui o Guia da Comunidade, um documento que acaba de ser atualizado.
Ele foi construído há três anos em parceria com o Instituto Ethos, referência em responsabilidade social empresarial. “Ele posiciona que o respeito ao outro e à diversidade são peças fundamentais nas relações entre as pessoas, sejam as que usam a plataforma ou mesmo a sociedade como um todo”, reforça Ana Lucia Melo, Diretora-adjunta do Instituto Ethos.
O propósito do Guia da Comunidade é o de estimular comportamentos e práticas para melhorar o convívio durante as viagens. O documento traz capítulos sobre respeito às diferenças, comportamentos aceitos ou não, e orientações sobre como transformar todas as viagens em uma experiência segura, pontual e eficaz para todos. Também aborda outros pontos, como o transporte adequado de crianças, de animais e direção segura.
“Trabalhamos constantemente para garantir a melhor experiência para toda a comunidade”, observa a diretora de Consumer Experience da 99. “Esse é o caminho para entender os desafios e proposições que também possibilitam a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, finaliza Priscilla Ferreira.
Saiba mais: https://99app.com/guiadacomunidade99/