Facilidades para passageiros, ações para redução dos custos dos motoristas parceiros, investimentos em segurança, impacto direto na economia brasileira e cuidado com o meio ambiente estão entre as principais conquistas
Em 2022, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, completou 10 anos no Brasil, celebrando várias conquistas: 20 milhões de passageiros, atendidos nos mais de 1.600 municípios, além de aproximadamente 750 mil motoristas parceiros ativos.
Ao logo dessa trajetória, foram incorporados diversos novos serviços e benefícios, tanto para usuários como para motoristas parceiros. A mais recente funcionalidade anunciada pela plataforma é a que oferece a possibilidade de troca da forma de cobrança durante o trajeto.
A novidade permite ao passageiro alternar o pagamento entre dinheiro, cartão de crédito ou até mesmo saldo da carteira digital 99Pay, sendo possível realizar a troca enquanto o passageiro estiver dentro do veículo, a caminho do seu destino. Anteriormente, só era possível mudar a forma de cobrança antes de chamar um motorista parceiro.
A empresa explica que, quando a alteração é realizada, o condutor é avisado na hora por meio de uma notificação do app, sendo a troca uma única vez por corrida. A medida reduz problemas de cobrança, como erros na leitura de um cartão ou mesmo falta de troco, além de incentivar o uso da 99Pay.
Compromisso com o motorista
Além das facilidades para os usuários, a 99 também possui diversas iniciativas para aumentar os ganhos dos motoristas parceiros. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o impacto indireto da empresa na economia brasileira ao longo dos seus 10 anos de existência foi de R$ 54 bilhões. Também foram gerados 385 mil postos de trabalhos indiretos e mais de R$ 1,5 bilhão de impostos indiretos.
Um dos benefícios oferecidos aos parceiros é a Taxa Garantida 99, de 19,99% do valor da corrida, proporcionando ganhos reais a este público.
De acordo com a empresa, não se trata de promoção ou campanha, mas de um compromisso de reembolso semanal a quem fizer mais de 10 corridas quando a tarifa cobrada na média da semana ultrapassar os 19,99%.
Mais ganhos
Para viabilizar ações que colaborem com profissionais parceiros e os ajudem a diminuir seus custos e seguir na profissão, a 99 criou um Centro de Inovação batizado de DriverLAB. Nós próximos três anos estão previstos R$ 250 milhões em investimentos para pensar e implementar soluções que melhorem a vida de quem dirige e da sociedade de maneira geral.
Uma das primeiras foi o lançamento do programa Kit Gás, oferecido em três frentes – aluguel, compra ou mesmo financiamento via 99Pay – promovendo, ainda, o uso de um combustível mais sustentável, e também colabora com a diminuição dos custos operacionais dos parceiros. De acordo com a 99, em dois meses, o kit permitiu a redução de 87,25 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera.
Outro benefício é o 99Loc, atualmente em fase de testes em Belo Horizonte (MG), com 40 locadoras cadastradas e 500 veículos disponíveis, facilitando o acesso ao aluguel de carro para trabalho de forma mais acessível.
Com foco no futuro, a empresa lançou, em abril, a Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa conjunta com outras 11 empresas do setor de transporte e energia para acelerar o uso e a democratização de carros elétricos no Brasil. Entre as principais metas da Aliança estão o aumento da participação de veículos elétricos para 10% das vendas, a criação de10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota com esses modelos até 2030.