Cordialidade, limpeza do carro, segurança e empatia são algumas das diretrizes que norteiam os parceiros da 99
Para ser motorista da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, as pessoas precisam observar vários comportamentos — tanto que a empresa elaborou um Guia da Comunidade https://99app.com/guiadacomunidade99/ para orientar as melhores práticas ao volante e em motocicletas.
Além das condições do carro e o modo de condução segura, a companhia dá dicas de como aprimorar o relacionamento com os usuários, desde os contatos mais simples até situações mais complexas do dia a dia.
Isso é bom para todo mundo, pois cria uma cadeia de valor e de respeito onde todos saem ganhando. Além disso, para quem atua como motorista de aplicativo, obter a pontuação máxima na avaliação dos passageiros significa, além de um reconhecimento do seu trabalho, ter a preferência para as corridas e conquistar ganhos maiores.
Quatro princípios essenciais
Zelar pela confiança mútua: no início de uma viagem, motoristas e motociclistas precisam confirmar as informações básicas que estão no aplicativo. Além de essencial para um trajeto seguro, é primeiro passo para construir uma relação de confiança e respeito mútuo, independentemente de afinidades pessoais;
Ter educação: essencial para uma boa experiência na viagem, e vale para motoristas e motociclistas parceiros, passageiros e passageiras. Envolve cumprimentos, tom de voz, gentileza, agradecimento, entre outras atitudes de convivência. Perguntar questões básicas sobre o percurso (ar-condicionado, paradas etc.) é um bom caminho, mas é preciso ter sensibilidade e empatia para evitar conversas ou temas caso perceba qualquer desconforto da outra parte;
Respeitar as diferenças: de raça, gênero, religião, orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social, local de moradia, entre outras. Constrangimentos, humilhações, comportamentos agressivos, violentos e criminosos não são aceitos em nenhuma hipótese;
Responsabilidade pela segurança: Todos — motoristas, motociclistas, passageiros e passageiras compartilham a responsabilidade de uma viagem segura. Isso significa obediência às leis de trânsito (como usar o cinto de segurança, mesmo no banco traseiro), até evitar lugares /rotas perigosos para o embarque, não transportar, objetos incompatíveis com o veículo, pedir e/ou aceitar viagens para um número maior de pessoas que o carro comporta. E, no caso das motos, apenas uma pessoa como passageira, com uso obrigatório do capacete.
10 formas de se tornar um parceiro 5 estrelas
- Seja gentil: cumprimente os passageiros disponibilize carregadores para celular e ofereça água;
- Facilite o pagamento: se aceitar corridas em dinheiro, tenha sempre troco: sempre R$ 50 em notas de R$ 5 e R$ 2 e R$ 10 e trocados em moedas. E, se o pagamento for via maquininha, mantenha-a ligada e conectada;
- Certifique-se do caminho e esteja atento: cheque sempre com o passageiro o endereço de desembarque. Para chegar lá use GPS, mas é fundamental perguntar se o cliente tem um caminho de preferência. Não utilize o celular ou assistir a vídeos enquanto estiver ao volante ou pilotando a moto;
- Torne o trajeto ainda mais agradável: pergunte se passageiro aprecia a rádio sintonizada e o volume ou se ele quer alguma outra ou que desligue;
- Mantenha o carro ou moto limpos e em ordem: motoristas e motociclistas precisam garantir o funcionamento dos equipamentos de segurança, como freios, luzes, cintos de segurança e capacete (além do cumprimento de todas as regras conforme as leis de trânsito);
- Oriente como subir na moto: ensine o viajante a segurar nas alças traseiras ou abaixo do assento, manter os pés na pedaleira e outras questões de segurança. Use sempre o capacete com a viseira abaixada e tenha sempre um capacete extra para o usuário;
- Evite cancelamentos: motoristas e motociclistas com muitos cancelamentos e poucas viagens completadas poderão ter diminuição na pontuação de aceitação e desempenho;
- Seja pontual: idealmente, chegue ao local de embarque no horário estimado pelo aplicativo. Caso aconteça algum imprevisto no trajeto, avise que você vai atrasar;
- Não altere trajetos e valores não previstos pelo aplicativo: cobrar um valor diferente do que aparece no início da chamada (ou fazer desvios) implica na perda do direito ao reembolso;
- Auxilie quem viaja: ofereça o uso do porta-malas, acompanhe o passageiro para checar se ele pegou todos os seus pertences, acenda as luzes do carro para conferir e facilitar a visualização de objetos que possam ter caído no chão. Após cada corrida, faça uma verificação rápida para localizar possíveis objetos esquecidos em cima do banco ou que tenham caído no chão. Isso também ajudará a identificar o (a) dono (a) do objeto esquecido, caso encontre algo.
Obrigado família por ter me deixado estudar. Agora atualmente curso incompleto de pedagogia bolsa integral ProUni Enem 2007!! Assinado Sandra cloves. De Belo Horizonte estado Minas Gerais país Brasil.