Fraudadores costumam utilizar redes sociais para obter informações sensíveis e enganar os consumidores
Com a chegada do Natal e as confraternizações de final de ano, é comum a correria para encontrar os melhores presentes para a família e os amigos.
Nessa época, as compras on-line podem proporcionar diversas vantagens, como preços mais baixos, maior variedade de lojas e a possibilidade de pesquisar valores no conforto de casa, longe de filas.
É importante ressaltar que a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade e à conveniência, nunca entra em contato seus usuários e clientes para solicitar dados ou cadastrar a chave do PIX, não pede a senha de seus usuários, não envia links por meio de SMS e não encaminha atualizações de cadastro ou desbloqueio de novos dispositivos.
Atenção redobrada!
No cenário de aumento de transações digitais, é importante ficar alerta aos golpes de engenharia social. As fraudes podem causar perda de dinheiro e exposição de dados. Por isso, nesses casos, a prevenção é a melhor saída.
Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, carteira digital da 99, separou algumas recomendações para alertar os consumidores durante o período natalino. Confira as orientações do especialista:
- Jamais compartilhe dados sigilosos com desconhecidos no ambiente on-line, especialmente códigos de verificação enviados por SMS;
- Desconfie de perfis de marcas não verificadas que começam a abordar a partir de mensagens privadas. As empresas não se comunicam dessa forma;
- Não acredite nas promessas de cupons ou promoções com alto retorno financeiro;
- Realize revisões detalhadas das transações executadas em sua carteira digital;
- Cadastre uma senha forte, com caracteres especiais, como @, #, !, letras e números.
É triste pensar que as pessoas se aproveitam da correria do Natal para aplicar golpes. Obrigado, 99, por nos lembrar de ficar alerta. Vamos seguir as orientações e cuidar da nossa segurança online.