Reconhecimento: como se não bastasse a história vivida e contada pelo Municipal, hoje os leitores afirmam que ele é o melhor e mais bonito teatro da cidade
A lista dos gênios artísticos que já passaram pelo Teatro Municipal é enorme, sobretudo no século 20. Para citar só alguns, porque nos faltaria espaço e tempo, temos Enrico Caruso, Maria Callas, Renata Tebaldi, Bidu Sayão, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignoni, Magda Tagliaferro, Guiomar Novaes e Anna Pavlova. Arthur Rubinstein, Duke Ellington e Ella Fitzgerald. Isadora Duncan e Margot Fonteyn. Nijinsky, Nureyev e Baryshnikov. Importantes óperas e balés continuam sendo montados ali, bem no centro de São Paulo, e invariavelmente atraem um grande público.
Sim. Parece que foi muito acertada a ideia grandiosa de ter por aqui um equipamento cultural desse porte, inspirado na Ópera de Paris. Tanto que, como se não bastasse a história vivida e contada, hoje os leitores do Estadão afirmam na enquete que o Municipal é o melhor teatro da cidade. E tem a melhor e mais bela arquitetura. Erguido com dinheiro dos barões do café, o espaço foi projetado por Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio e Domiziano Rossi. A construção começou em 1903 e a inauguração ocorreu em 12 de setembro de 1911, quando 20 mil pessoas acompanharam a chegada dos convidados. Uma multidão para a época. Na fachada, traços renascentistas e barrocos chamavam a atenção. No interior do prédio, muitos adornos e obras de arte, como bustos, medalhões, afrescos, cristais, vitrais, mosaicos e mármores.
No fim de semana do aniversário da cidade, a agenda é especial. Neste sábado (26) e no domingo (27), há sessões do Cinema em Concerto. Programe-se: em fevereiro, chega o Barbeiro de Sevilha.
MELHOR TEATRO
1º Teatro Municipal de São Paulo
2º Teatro Renault
3º Teatro Santander
MELHOR ARQUITETURA
1º Teatro Municipal de São Paulo
2º Estação Júlio Prestes
3º Edifício Copan
Comments 1