Sé neogótica: quem entra na igreja pela primeira vez (ou sempre) invariavelmente se impressiona com sua imponência, tamanho e luminosidade
A Catedral da Sé é o principal símbolo católico da cidade, diz a enquete respondida pelos lei – tores do Estadão. Localizada no marco zero e precedida por outras igrejas erguidas e derrubadas ao longo dos séculos na mesma praça (e desde que São Paulo era só uma vila), a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo foi projetada pelo professor Maximilian Hehl, da Escola Politécnica, e começou a ser construída em 1912. Dificuldades financeiras e de importação de material atrasaram a obra e ela só seria inaugurada em 1954.
No princípio, foram adotadas as principais características do grandioso projeto de 111 metros de comprimento, 46 de largura, 64 de altura, uma cripta no subsolo e capacidade para receber 8 mil pessoas. O que ficou para depois foram os 14 torreões desenhados pelo professor da Poli e que surgiriam na mais recente restauração, entre 1999 e 2002, quando a Sé precisou ser fechada. Apesar de ter nascido sob a influência neogótica, alguns especialistas classificam seu estilo de eclético. Quem entra na igreja pela primeira vez (ou sempre) invariavelmente se impressiona com sua imponência e luminosidade.
MELHOR IGREJA
1º Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)
2º Mosteiro de São Bento
3º Igreja Nossa Senhora do Brasil | Pátio do Colégio
Comments 1