A reportagem do Jornal do Carro recomenda fontes de boniteza interior e exterior para seu veículo. Carro limpo e bem cuidado é questão de qualidade de vida (e boas condições de revenda).
QUE BELEZA!
Além de passar a impressão de desleixo e falta de cuidado, a sujeira pode danificar a pintura a longo prazo e desvalorizar o veículo. Das duchas em postos de abastecimento aos aplicativos em que são contratados serviços especializados de limpeza, há várias maneiras de manter o carro nos trinques.
POLIMENTO PROFISSIONAL: partes delicadas do veículo são cobertas com fita adesiva e uma massa de polir é aplicada com uma máquina própria. Em seguida, o carro recebe aplicação de cera. O serviço custa em média R$ 300 e remove até pequenos riscos da lataria.
HIGIENIZAÇÃO INTERNA: resolve problemas como a proliferação de fungos e bactérias e elimina cheiros desagradáveis. A limpeza de uma cabine costuma demorar 30 minutos. Há a lavagem dos bancos, teto, lateral de porta, painel e carpete, além da aspiração. Partes mais sensíveis do carro são limpas com um pincel com cerdas macias e flanela. Certas lojas usam um extrator para sugar o resto de sujeira que a aspiração comum não consegue. Ele também “captura” algumas bactérias. Preço médio: R$ 250.
OXI-SANITIZAÇÃO: algumas empresas usam um equipamento especial para retirar o oxigênio do ar-condicionado e liberar moléculas de gás ozônio no ambiente, matando os micro-organismos. O veículo só tem de ficar com as portas e vidros fechados durante a execução do serviço.
DEPOIS DAS FÉRIAS: a limpeza é um dos procedimentos mais importantes depois de uma viagem. Segundo especialistas, fatores poluentes e oxidantes – a exemplo de chuva, sol e terra – agridem, além da pintura, vários componentes do veículo.
UM TRATO PARA VENDER: o carro usado à venda tem de estar bonito, porque qualquer arranhão prejudica seu valor – a qualidade externa é um dos atributos mais importantes para fazer bom negócio. Serviços para deixar a lataria bem conservada, como pintura de para- -choques ralados, polimento, cristalização e lavagem, podem atrair compradores com rapidez e preços melhores (leia a seguir sobre a limpeza detalhada, que pode ser feita uma vez por ano). Os gastos com a revitalização caprichada partem dos R$ 500, em média. De novo, a higienização é importante para preservar a saúde de bancos, carpetes e forrações (e a beleza interior). A troca dos tapetes e a limpeza dos dutos de ar condicionado também são recomendadas. Some a esses investimentos deixar as revisões mecânicas sempre em dia.
LAVAGEM SIMPLES: no intervalo entre uma superlimpeza e outra, bastam cuidados simples, como lavar o veículo regularmente com água e sabão.
LAVAGEM A SECO: se uma lavagem rápida gasta até 560 litros de água, a lavagem a seco representa uma alternativa mais ecológica. O serviço pode ser feito pelo dono do carro, em casa, ou contratado em alguma loja especializada.
NOS MÍNIMOS DETALHES
Com o passar do tempo, o acúmulo de poeira, fuligem e resíduos na carroceria e no interior do veículo dificilmente é eliminado por completo com uma lavagem simples. Mas, para quem quer o carro tinindo e pode pagar por isso – para ter uma ideia, custa em torno dos R$ 1 mil para um sedã Toyota Corolla –, os serviços de limpeza detalhada prometem devolver ao usado aquele aspecto de limpeza típico de modelos que acabaram de sair da fábrica. O processo não precisa ser feito com frequência. O ideal é uma vez por ano. A limpeza detalhada funciona assim:
1. Em geral, a limpeza detalhada de um carro começa na carroceria, que recebe uma lavagem feita com água quente e produtos especiais para retirar a sujeira acumulada ao longo dos anos. É comum haver marcas de piche e óleo, por exemplo.
2. Rodas, partes plásticas e emborrachadas têm um tratamento específico para retomar a cor e o brilho. Conforme o caso, pode ser preciso fazer pequenos retoques na pintura.
3. O detalhamento na cabine é mais cuidadoso. Bancos e carpetes podem ser retirados para limpeza profunda e higienização. Revestimentos de couro também recebem aplicação de produtos específicos para recuperar o aspecto do novo. Se for necessário, algumas peças de acabamento podem até mesmo ser substituídas.
4. O cofre do motor não é esquecido. Os profissionais limpam meticulosamente até áreas difíceis de ver por quem olha o propulsor de cima.
5. Coberturas plásticas são retiradas e lavadas individualmente, enquanto o cofre é limpo com água e sabão. Para evitar risco de danos, componentes elétricos e eletrônicos são cobertos antes da higienização.
CUIDADOS ESSENCIAIS
SOL E SUJEIRA
A exposição prolongada do carro ao sol desgasta a pintura. Ainda que a carroceria esteja preparada para resistir às agressões ao ar livre, com o tempo essa proteção fica comprometida. Cuidados simples, como manter a pele do veículo limpa, reduzem danos do tipo perda de brilho e manchas. Até mesmo gotas d’água podem causar danos, ao funcionar como lente de aumento que intensifica a incidência dos raios solares.
PINTURA ORIGINAL
Os efeitos ruins demoram mais a aparecer em veículos que mantêm a pintura original de fábrica. O desgaste, nesses casos, tende a ser mais uniforme e natural.
NOS REPINTADOS
A possibilidade de danos em caso de exposição severa ao sol é maior nos repintados. Se for preciso fazer algum tipo de reparo, deve-se utilizar materiais de boa qualidade (tinta e verniz) e procurar por profissionais gabaritados.
INTEMPÉRIES
Chuva, sol, maresia, terra, areia e seiva de árvores estragam o verniz. Depois de pegar a estrada, rodar por caminhos de terra e/ou fazer uma viagem de férias, providencie uma limpeza profunda.
NADA DE ABRASIVOS
Na lavagem, o ideal é usar só água e sabão (ou xampu) neutro. Encerar o carro a cada três meses ajuda na conservação.
ANTES DE ENSABOAR
A primeira etapa da limpeza com água é enxaguar a carroceria antes de passar a luva ou o pano com sabão. Partículas sólidas riscam a tinta.
POLIMENTOS
Use com moderação, porque esse recurso, em excesso, acelera o desgaste da pintura. O que vai reduzir a perda de brilho, mesmo em carros expostos ao sol forte, é manter a superfície limpa – a incidência solar acaba sendo uniforme sobre as áreas mais sensíveis, como capô, teto e tampa do porta-malas dos sedãs.
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