Para atrair boas energias aos ambientes, conheça significados das tonalidades e lembre-se: elas promovem sentimentos e sensações.
Em geral, tons vibrantes trazem intensidade e dão ritmo a composições mais estimulantes; já os amadeirados desaceleram. Como quase tudo na vida, a ideia é juntar gosto pessoal e bom-senso.
BRANCO
Traz paz e luminosidade aos cômodos, além de transmitir sensações de limpeza e frescor. Apesar disso, cuidado: em excesso, o branco pode ser irritante. A dica é quebrar com texturas e diferentes combinações de cor.
AZUL
Dos tons mais densos às variações mais claras, o azul remete aos elementos da natureza, como o céu e o mar. Por isso, na decoração, traz tranquilidade. Azuis convidam a respirar e a relaxar.
VERDE
Associada à alegria, é ótima para aliviar o estresse. Em seu tom mais escuro, atribui sensação de confiança e segurança. Como é quente e fria ao mesmo tempo (por ser a mistura de amarelo e azul), é possível combiná-la com qualquer outra.
AMARELO
Um ambiente pintado com esse tom desperta o intelecto, estimula a criatividade e pode abrir o apetite. Muito usada para aquecer e iluminar áreas escuras e frias, a cor é perfeita para salas de estudo, cozinha e quarto de criança.
TIPOS DE TINTA: ACRÍLICA Ideal para paredes de alvenaria dentro e fora de casa. As superfícies têm de estar impermeabilizadas para evitar bolhas na secagem. ESMALTE Perfeito para madeira e metal (portas, rodapés e mobiliários). Ainda que demore mais para secar, é um produto mais resistente. LÁTEX Não é a melhor solução para uso externo, porque a base é de água. No interior, previne o surgimento de mofo. O perfume é suave. EPÓXI De alta resistência ao atrito, vai bem em garagem e quarto de criança. Como a relação entre preço e benefício é boa, pode ser usada para restaurar ambientes sem gastar muito.
VERMELHO
Por ser intensa e penetrante, tem característica estimulante e em excesso pode causar nervosismo. Duas dicas: mesclar diferentes tons evita sobrecarga; a coloração monocromática é favorecida por uma base neutra, que pode ser branca ou cinza.
#Tendência: para a Pantone, conhecida por seu sistema de cores, o azul clássico é a tonalidade que vai inspirar moda e design em 2020. Além de ser ‘elegante em sua simplicidade’, o Classic Blue expressa tranquilidade e confiança, afirma a marca
LARANJA
Essa mistura reúne características de amarelo e vermelho: estimula corpo e mente; é acolhedora e quente; atribui bom astral ao ambiente e diminui inibições. Pode ajudar a abrir o apetite e a enfrentar o cansaço.
PRETO
Absorve a incidência da luz e pode literalmente esquentar o ambiente. A cor também sugere nobreza e elegância e transmite seriedade. Combinada a outras cores, no entanto, é uma expressão de alegria.
E O PAPEL DE PAREDE? • A instalação é prática, rápida e sem grandes reformas. • Na sala, é possível ousar mais nas estampas e cores. • No quarto e no home office, tons neutros vão bem; o dormitório das crianças pede cores alegres e estampas lúdicas. • Por ser um ambiente de passagem, o lavabo pode receber cores e estampas mais vibrantes. • Para superfícies lisas, são recomendados revestimentos de celulose e TNT. Para ambientes úmidos, poliéster, vinílico e emborrachado.
ROXO/ROSA
Variações de violeta carregam delicadeza nos tons claros, como a lavanda e o rosa-pastel. Estes combinam com os lugares mais tranquilos (quarto, detalhes do banheiro). Tons de roxo sugerem mistério e intuição. Os rosados acalmam e confortam.
Reportagem de Ana Lourenço, do Estadão
SUA CASA DO SEU JEITO
- Decoração: o que fazer e o que NÃO fazer
- Ideias: cinco estantes que arrumam e decoram
- Ideias para decorar imóveis pequenos