Pintar, consertar, desentupir. Reparos e mudanças ajudam a manter tudo em ordem (e a dar novos ares aos ambientes)
No dia a dia da quarentena, dá para executar pequenos consertos, solucionar emergências e até operar algumas reformas. Veja abaixo os pontos de partida.
TUTORIAL
No YouTube, há muitos tutoriais de execução de reformas e reparos, além de vídeos que mostram como são (e funcionam) diversos modelos de ferramentas, a exemplo de furadeiras e parafusadeiras.
ESPECIALISTA ONLINE
Empresas como Triider e GetNinjas oferecem serviços remotos. “O cliente pode filmar a reforma, mandar o vídeo para o profissional e ele ajuda a solucionar o problema”, explica o CEO do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier. “É uma demanda supernova, mas o feedback inicial é positivo.” Os serviços a distância são para reparos simples.
ALERTA HIDRÁULICO
Você não quer arrebentar um cano ao pendurar um quadro. Se possível, tenha a planta hidráulica da casa em mãos. Aliás, na parte hidráulica, não mexa em nada relacionado ao fluxo de água constante. “Na pia, por exemplo, existem duas peças – o flexível e o sifão. Quando trocamos sem ajuda especializada, trocamos o sifão. No flexível, não mexemos”, alerta Cleyton Brito, prestador de serviço da TempoTem.
ATENÇÃO
Para tentar a sorte sozinho, é preciso paciência, boa vontade e um kit de ferramentas com furadeira, lixa, fita métrica, alicate, martelo e chave de fenda. Use equipamentos de segurança (máscara e óculos de proteção)
“Cafofo amarelo”
Estudante de saúde pública da Universidade de São Paulo, Lara Carmo teve de lidar com mofo e infiltrações no quarto quando chegou na moradia estudantil. Com a ajuda de tutoriais e dicas online, ela conseguiu reformar seu “cafofo amarelo” – e até começou a dar dicas no Instagram. “O processo levou dois anos e estou satisfeita”, diz Lara. “Minha primeira dica é entender de onde vêm o mofo e a infiltração. A parede mais problemática, no meu caso, era perto da janela, por causa da chuva.”
PARA DEIXAR A CASA NO CAPRICHO, LEIA TAMBÉM
- Pequenos reparos
Dê um chega para lá na porta que geme - ‘Novos móveis’
Como repaginar? - O básico da pintura
Quatro dicas fundamentais