Antes de finalizar a compra, pense em preço, design, conforto e medidas (e em lojas confiáveis). O comércio eletrônico facilita a vida, mas é preciso estar atento para que a aquisição não vire um pesadelo
Os objetos mais procurados na quarentena Móveis para escritório Móveis para o quarto Acessórios de cozinha Acessórios de mesa Fonte: Tok&Stok e MadeiraMadeira
Antes de finalizar a compra
MEDIDAS
- Meça no mínimo duas vezes o espaço reservado e cheque as medidas do móvel no site e as distâncias e movimentações entre móveis, abertura de portas etc..
- Uma dica é marcar a reserva de espaço no chão com fita adesiva.
- Veja se o móvel passará entre portas, escadas, elevador.
CREDIBILIDADE DA LOJA
- Informe-se sobre a reputação da loja.
- Busque informações com quem já comprou (entrega no prazo, tem bom atendimento?)
- Faça uma roda atenta nos sites do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) e do Reclame Aqui e nas redes sociais da loja são excelentes fontes de pesquisa.
De acordo com a loja de móveis e decoração MadeiraMadeira, móveis para escritório e para o quarto tiveram um crescimento de aproximadamente 200% desde março. O crescimento em volume de vendas mês a mês foi de cerca de 61% no mesmo período
TROCAS, DEVOLUÇÕES, GARANTIA
- Se o objeto chegar com defeito, avaria de transporte etc., atente-se para o prazo da garantia, para não perder a peça.
- O ideal é estar em casa na entrega, abrir e, se houver algum problema, não receber e entrar em contato com a loja.
- Antes de comprar, veja também se a loja cumpre a regra do prazo de desistência/arrependimento (geralmente são sete dias). Preste muita atenção nas condições de devolução e troca.
- Lembre-se: na foto do site a cor de um produto ou o detalhe da textura podem se mostrar diferentes da “vida real”. Muitas lojas oferecem um atendimento que “acompanha” o consumidor e tira dúvidas por chat sobre esses detalhes.
VALOR ABSOLUTO
- O frete pode não compensar e até ser mais caro do que um produto. Se possível, busque alternativas. Faça pesquisas detalhadas antes de se decidir.
MATERIAIS E COMBINAÇÕES
- Formato, cor, material, tecidos: pesquise bastante para saber o que prefere e o que é mais adequado para você (e para não se surpreender negativamente). De repente, o sofá azul que fica lindo na foto ilustrativa destoa do seu ambiente.
- A depender da complexidade (se for uma (re)decoração ampla), pode ser uma boa contratar um profissional para ajudar nas decisões.
A Tok&Stok registrou um crescimento de 68% no primeiro semestre de 2020 no e-commerce, em comparação com o mesmo período em 2019. Só no 2º trimestre de 2020 (abril-junho) o crescimento foi de 110%. Segundo a empresa, os móveis mais buscados foram acessórios de cozinha e acessórios de mesa
MONTAGEM
- Contratar ou não o serviço de montagem da loja ou um terceirizado (como empresas de faz-tudo, marido de aluguel etc..), depende da complexidade da montagem e dos protocolos adotados na sua casa (considere essa condição na hora de comprar). Essas informações costumam constar na descrição do produto. Verifique. Na dúvida, pergunta à loja.
- Para quem resolver montar, ter em casa as ferramentas necessárias e consultar o manual de instruções é fundamental. Alguns produtos têm tutorial de montagem na internet.
PRAZO DE ENTREGA
- A escrivaninha é maravilhosa e você precisa dela o quanto antes: sempre, sempre verifique o prazo de entrega antes de fechar o pedido. Alguns itens são fabricados só sob demanda e podem levar um tempo para ficar pronto. A distância da sua casa e do canal de distribuição, da loja ou da fábrica também pode aumentar a espera.
HIGIENE E LIMPEZA
- Todo cuidado é pouco.
- Ao receber um prestador em casa, certifique-se de que ele esteja de máscara. Se não estiver, cancele a visita. Quando ele se afastar, peque o móvel.
- Além da máscara, verifique o chamado propé (uma espécie de sapatilha protetora usada sobre os sapatos, descartável, para desembalar e calçar na sua frente). Você até pode se prevenir e comprar uns pares para o caso de ele não ter. Outra possibilidade é deixar os sapatos lá fora. Se não der, será preciso higienizá-los antes de começar a andar pela casa.
- Antes de começar, peça para que lave as mãos ou higienize com álcool em gel.
- Não custa se informar sobre (e combinar) os protocolos da loja ou da empresa.
- No mais, é o de sempre: distanciamento social, higiene das mãos e máscara em todo mundo que estiver por perto.
Com reportagem de Ana Lourenço, O Estado de S. Paulo