O que micro e pequenas empresas precisam saber e fazer para ser competitivas, saudáveis e geradoras de emprego e renda
Em texto para o Blog do Empreendedor, a consultora do Sebrae-SP Taís Fernanda Camargo Antonio apontou as tendências da vez
VIRTUAL E PRESENCIAL
Canais de comunicação rápida com acesso a produtos e serviços já são uma realidade e isso não vai mudar. WhatsApp, redes sociais e lojas online e físicas continuarão a coexistir de forma integrada. É importante usar as ferramentas de tecnologias para que canais virtuais e presenciais funcionem em harmonia.
perfil O novo consumidor online de 33 a 64 anos e comprou 75% mais em novembro de 2020
HUMANIZAÇÃO
O que faz o mundo dos negócios ter resultado são as pessoas. Planejamento, processos e inovação devem andar de mãos dadas, para que a empresa tenha um atendimento humano em canais online e presenciais. A humanização favorece a retenção de clientes. É preciso conversar com eles.
PROPÓSITO
Cada vez mais as pessoas se importam com a maneira de consumir e as consequências desse consumo. Qual o propósito da empresa? O que a mobiliza? O que atrai o público? Qual herança esse negócio deixará para o mundo? Ele contribui para o desenvolvimento local? Fortalece a comunidade? Tudo isso favorece as vendas.
Durante a pandemia pequenos empreendedores ganham mercado ao atender bem e rapidamente quem está perto, com produtos frescos e produção por encomenda (sem desperdício)
INOVAÇÃO
Inovar é fazer algo que você não fazia antes e que traga resultados. Micro e pequenas empresas têm uma dinâmica menos complexa de processos e decisões e podem agir de forma mais rápida. Planilha de fluxo de caixa para fazer controle, ferramenta que melhora a presença nas redes sociais: cada novo processo é uma inovação.
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
As MPEs estão em alta por necessidade e/ou oportunidade. O perfil que dá certo gera emprego e renda, tem propósito, é humana, sabe usar a inovação a favor do negócio e age rapidamente. Muitas, no entanto, fecham por falta de planejamento e gestão. É preciso estudar e se informar para ter uma empresa mais competitiva e saudável.