A MC Vovó Benta decidiu deixar a aposentadoria de lado e criar um grupo de funk e rap com suas colegas da Cidade Tiradentes, bairro no extremo leste de São Paulo. O projeto ganhou forma em agosto de 2020. O objetivo, alcançado com sucesso, era animar a população da terceira idade na pandemia de covid-19.
“Comecei um quadro de depressão, síndrome do pânico e crise de ansiedade. Dividia meus sentimentos com amigas que tenho há mais de 30 anos e passavam por situação parecida. Então surgiu o grupo MC Vovó Benta e as Vovós da Tiradentes, conta Benta Antonia dos Santos, a MC Vovó Benta. Ela tem 61 anos, dois filhos e duas netas de 16 e 4 anos de idade.
A primeira composição do grupo foi o funk É Chapa Quente: as Vovós da Tiradentes que funciona como um cartão de visitas do projeto e um convite para que as pessoas, independentemente da idade, curtam a vida.
O produtor musical Pury Black, também da zona leste, ouviu a música e decidiu gravar o grupo e lançar um videoclipe na internet. No filme gravado no bairro em que moram, crianças e idosos compartilham coreografias enquanto MC Vovó Benta canta a letra.
Alguns versos do funk ‘É Chapa Quente: as Vovós da Tiradentes’
Sou vovó da cidade Tiradentes
Vim mostrar para todo mundo que o nosso bonde é chapa quente
Temos muito o que ensinar e muito o que aprender
Somos da terceira idade e o nosso lema é viver
Além da Benta Antonia, que é casada com Sillas Meubon, produtor-executivo do videoclipe, o grupo é formado por Maria Lucia (74 anos, 22 netos e três bisnetos), Angela Maisa (64 anos e quatro netos), Bernadete Silva (63 anos e três netos), Maria das Graças (62 anos e 16 netos), Sandra Magali (55 anos, dez netos e dois bisnetos), Selma Cristina (53 anos e um neto), Catia Cilene (46 anos e seis netos) e outras três integrantes que não têm netos, mas são “vovós simpatizantes”: Yara Francisco (55 anos) e Marlei Pereira e Lucimar de Souza (46 anos).
O objetivo neste 2022 é continuar com as composições e gravações. O próximo single será Empoderada. MC Vovó Benta diz que já tem dez letras prontas e registradas que devem entrar no primeiro álbum do grupo. A contar pelo número de netos, são 64 ao todo, as Vovós da Tiradentes terão um fã-clube muito fiel e engajado.
Sobre a MC Vovó Benta
Ela nasceu em Apucarana, no Paraná, e foi funcionária pública e atleta de alto rendimento. Chegou a representar o Brasil em competições internacionais de corrida e salto. Em 2008, conquistou três medalhas de bronze no sul-americano de atletismo na Argentina. Conheceu também a Austrália. Daquela época, além de uma grande coleção de medalhas, ela guarda com orgulho os recordes, na categoria master, de salto em distância e dos 100 metros rasos. Como funcionária pública, trabalhou na educação municipal por 14 anos e depois fez um concurso para a guarda-civil metropolitana, onde ficou até se aposentar. Atualmente, é auxiliar-técnica na escolinha de futebol Aliança Futebol Clube, na Cidade Tiradentes, onde vive há 37 anos. MC Vovó Benta convive com música desde pequena. O pai gostava de cantar e os irmãos tocavam violão. Ela aprendeu vários instrumentos de percussão, como o tantan, o cajón e o rebolo. “Era uma família muito musical e de ligação forte com os esportes. Meu pai era nadador e a minha irmã era do atletismo”, conta.
VEJA TAMBÉM
- “Não paro até que todos conheçam o funk clássico”, diz violinista
- Artista do Grajaú faz editorial de moda com meninas funkeiras
Materia ficou maravilhosa, obrigada pela oportunidade de mostrar um pouco da história da Mc vovó Benta e das vovós da Tiradentes 💋❤👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻