26 maio 2023 em Cultura, Segurança

Confira dicas simples que podem ajudar a evitar furtos e outros problemas

Neste fim de semana (27 e 28/5) acontece a Virada Cultural. A Prefeitura de São Paulo estima que 4 milhões de pessoas participem do evento espalhado pelas ruas de vários bairros.

Para contribuir com a segurança do público, houve um aumento de 33% do efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que contará com 720 agentes e 260 viaturas, além do apoio da Polícia Miliar. O que não significa, entretanto, que você possa abdicar da sua segurança pessoal. Confira algumas dicas de para curtir a programação sem sustos:

 

Crianças

Ainda que você fique muito atento aos seus pequenos, é sempre bom reforçar a segurança e identificação deles. Cole uma etiqueta na roupa ou faça uma pulseira com nome e telefone do responsável para que, em casa de desencontro, o contato seja feito rapidamente.

 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Celular

A melhor precaução é sempre deixar o celular em casa. Caso não seja possível, recomenda-se deletar aplicativos de compras e de banco, para evitar um estrago financeiro, em caso de roubo. Procure também usar capas no aparelho que você prendê-lo ao corpo enquanto estiver usando. Leve anotado em algum lugar, que não seja o celular, o número do IMEI, um código único de identificação que você encontra na caixa do aparelho. Com esse número é possível realizar o bloqueio do telefone ligando na operadora.

 

Cartão

Para evitar o golpe da maquininha com cartões com sistema de aproximação habilitado, o Instituto Brasileiro de  Defesa do Consumidor (IDEC) sugere bloquear a tecnologia ou configurar uma exigência de senha para pagamentos em qualquer valor. Verifique se o aplicativo do seu cartão tem a opção de desabilitar e habilitar a aproximação ou entre em contato com a administradora.

 

Roupa

Vista-se com roupas confortáveis e evite marcas caras. Aquele tênis ou camiseta de grife podem despertar a atenção de criminosos. Prefira roupas mais discretas, básicas e confortáveis. Ah, claro, evite usar joias ou levar outros objetos de valor.

 

Bolsas e pochetes

Prefira sempre bolsas com zíper e que você carregue próximo ao corpo. A pochete se tornou um ícone dos festivais e do Carnaval não é à toa. Dê preferência para carregar seu celular e carteira em bolsos internos com zíper de sua bolsa ou pochete.

 

Evite andar sozinho

Mantenha-se sempre acompanhado de sua turma. Combinem previamente um ponto de encontro caso alguém se separe do grupo.

 

Bebidas

Não aceite bebida de estranhos. Compre com vendedores credenciados.

 

Iluminação

Quem vai passar a noite e madrugada vendo os shows e participando de outras atividades, deve evitar locais mal iluminados e isolados.

 

LEIA MAIS

No Bora Investir sobre como curtir a Virada sem levar golpes e o que fazer se cair em um.