Em maio de 2019, a cientista política polonesa Renata Kaczmarska, porta-voz do Secretariado da ONU para questões de família, esteve em São Paulo para apresentar estudo das Nações Unidas que mostra como políticas públicas voltadas para a família podem ajudar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conjunto de 17 metas definidas pelas ONU que devem ser cumpridas até 2030. Em entrevista ao Estado, Renata destacou a importância de educar os homens para que eles exerçam uma paternidade responsável.
VEJA TAMBÉM
Quais são as áreas prioritárias para discutir as políticas voltadas para a família? Pobreza, nutrição, saúde e educação são as mais importantes (…). Os pais influenciam os comportamentos das crianças, então se os pais têm recursos para fornecer nutrição adequada, elas serão mais saudáveis. Na saúde, se os pais as levarem para ser vacinadas, é a mesma coisa. (…) Você tem de interromper (a pobreza) no nível familiar para que a próxima geração não herde isso.
Como buscar igualdade de gênero no núcleo familiar em países como o Brasil, onde milhões de crianças nem sequer têm o nome do pai no registro? A paternidade responsável é uma das coisas que devemos promover. Há países que ensinam o que significa ser pai, o que é masculinidade, e uma das características é ser responsável. Em muitos países é comum os homens não reconhecerem seus filhos e as crianças ficarem sob os cuidados das mães e das avós. Muitos homens acham que sua única função é econômica, então, se estão desempregados, se afastam. A questão é que mesmo que eles não tenham como oferecer tanto no aspecto econômico, eles têm que entender que são muito importantes para a família e têm que se envolver como puderem: cuidando das crianças, cozinhando para elas. Temos que mudar essa visão de que a função deles é econômica. Mas para isso é preciso educação.
DIA DOS PAIS
- Dia dos Pais: almoço em agosto
- Dia dos Pais: ideias de presente
- Especial Dia dos Pais: imagina juntos!