Você tem um ano novinho adiante e um grande objetivo acima de todos: viver bem. Quer ficar firme nas resoluções e investir na qualidade de vida? Temos sugestões. E mais: se abandonar (ou for abandonado por) alguma coisa no caminho, nem se culpe nem desista. Recalcule a rota e siga em frente.
DINHEIRO | Sim. Ele encurta distâncias e amplia possibilidades. Mas é preciso saber buscar e usar. Na luta para equilibrar contas, emprego e rotina, toma as melhores decisões quem está bem informado sobre moeda, inflação, juros. Cuidar da saúde financeira ajuda a pagar boleto em dia (uma satisfação enorme), viajar, ter alguma tranquilidade e refletir bastante antes de comprar algo que pode virar dívida.
CONSUMO CONSCIENTE | Procure saber onde coloca dinheiro e energia, prefira produtos obtidos por métodos justos, sem a exploração de outras pessoas, e que durem mais. Consumir de um jeito mais consciente muitas vezes é caro, mas vale mais no longo prazo. Lembrete: compramos coisas com moedas, sim, mas também estamos o tempo todo absorvendo experiência, cultura, informação e conhecimento. Esse tipo de aquisição também alarga os horizontes (e requer responsabilidade).
MEIO AMBIENTE | As mudanças climáticas são reais. As causas ambientais, legítimas. Os carros poluem e congestionam. Os recursos não são infinitos. No dia a dia, quais são as decisões a favor de um planeta melhor? Separar os resíduos, desperdiçar menos e, de novo, pensar mais antes de comprar. (Re) Estabelecer uma ligação forte com a natureza, o entorno, é uma forma de correr atrás do prejuízo que já bateu na nossa porta. Coloque os pés (descalços) na terra úmida.
RELACIONAMENTOS | A felicidade e o contentamento não dependem de parceiros, filhos, amigos. A felicidade e o contentamento não moram na chuva de likes. A dinâmica dos relacionamentos saudáveis e gostosos com nós mesmos e com os outros existe nos encontros cara a cara, no respeito e na escuta recíproca. Na disponibilidade e no uso do tempo. Compartilhar projetos e sonhos atrai felicidade. E contentamento.
SAÚDE DO CORPO | Check-up em dia, perda de peso, atividade física, alimentação. Tudo está relacionado ao bem-estar físico e mental, então não tem muito jeito: precisamos fazer os exames, afastar o sedentarismo (que tal trocar o elevador pela escada?) e adotar uma atividade regular que traga algum prazer (vale dançar de olhos fechados no meio da sala). Procure ter uma relação menos tensa com a balança e o próprio corpo; coma certo, ok, mas com prazer. E sem culpa.
SAÚDE DA MENTE | O mal-estar emocional guarda importantes semelhanças com o mal-estar físico. Os dois desencadeiam reações no corpo e em seu funcionamento. Stress, ansiedade, depressão. Alergias, enxaquecas, dores. Tudo isso deve ser enfrentado e prevenido com cuidado e atenção. Cuide de si e, se estiver mais difícil do que pode aguentar, procure ajuda. Vai ser bom. Mais: invista sem medo no autoconhecimento. Ele ajuda a enxergar melhor.
SUA CASA
Cinco cuidados para que sua casa seja o melhor lugar para voltar em 2020: 1) Ser mais sustentável e para isso as plantas são um bom começo; 2) Ser organizada/o; 3) Ter um cantinho especial para relaxar; 4) Planejar uma nova decoração, que pode ser total ou só pintar uma parede. Mudar móveis de lugar já faz diferença e não tem custo; 5) Abrir espaço para o novo, livrando-se no que não precisa mais (Ana Lourenço)
Pesquisa Ipsos
A revista britânica The Economist publicou no fim de dezembro os dados de uma pesquisa Ipsos feita entre os norte-americanos sobre as tradicionais resoluções de ano novo, aquelas que nessa temporada fazem disparar as buscas na internet por palavras como “peso” e “dieta” – e que provocam aumento expressivo (e temporário) no número de matriculados em academias.
DESTAQUES
• Os entrevistados querem economizar em 2020.
• Um em cada 12 resolveu ser mais consciente sobre o meio ambiente.
• 45% dos que fizeram resoluções para 2019 dizem ter ido até o fim.
• Quem consegue passar de março, tem quase dois terços de chance de persistir até dezembro.
PRINCIPAIS RESOLUÇÕES PARA 2020*
1º Gerenciar melhor o dinheiro
2º Comer saudável
3º Fazer mais exercício
4º Emagrecer
5º Cuidar da saúde mental
6º Ser mais sociável
7º Desenvolver uma nova habilidade
8º Ser mais amigo do meio ambiente
Fonte: The Economist/Ipsos; inclui quem tem mais de um objetivo