Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Comportamento

Dia dos Namorados: encontros e desencontros

Para esta data querida, ou não, fizemos uma cinemateca sentimental para se emocionar, rir (ou chorar)

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
7 de junho de 2019
em Comportamento, Cultura, Divirta-se
0 0
0
Dia dos Namorados: encontros e desencontros

Para esta data querida, ou não, fizemos uma cinemateca sentimental para se emocionar, rir (ou chorar). Foto: divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Cinemateca sentimental: onze filmes bonitos, inesquecíveis e que falam sobre as muitas formas de amor romântico. Do platônico ao… literário.

Dia 12 de junho se aproxima e já começa a provocar alterações até em corações gelados. Tudo é substantivo. Amor, solidão, solitude, saudade. O Dia dos Namorados, não conte para ninguém, faz toda a gente pensar em amores. Assim mesmo. No plural. Os que foram, os que são e os que poderiam ter sido ou ainda bem que não foram. Amores novos, velhos, futuros, passados, impossíveis e platônicos. Motivado por essa atmosfera sentimental, o Expresso montou uma pequena cinemateca básica de muitas emoções. São filmes que falam de muitas formas de amor romântico, todas movidas a encontros e desencontros. Para ver só ou bem acompanhado, se divertir e pensar na vida. Feliz tudo, hoje e sempre.


  • Que seja infinito (enquanto dure)
  • Quanto tempo temos?

A TRILOGIA DO ANTES
Dirigidos por Richard Linklater, os três longas têm altas doses de experiência emocional

ANTES DO AMANHECER (1995), ANTES DO PÔR DO SOL (2004) E ANTES DA MEIA-NOITE (2013)
Da juventude ao amadurecimento, é como se esses três deliciosos filmes condensassem três décadas de análise sentimental – do homem, da mulher, dos dois juntos e de quem assiste. Você pode até achar a comparação exagerada, mas é provável que respire profundamente em vários momentos.

Vê-los ou revê-los desde o começo é uma adorável maratona.

Quem acompanhou em tempo real cada uma das estreias da trilogia dirigida por Richard Linklater esperou quase vinte anos para saber o que aconteceu com Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke). O intervalo entre um filme e outro foi de mais ou menos dez anos e todos envelhecemos juntos. No primeiro longa, os dois estão com vinte e poucos anos.

Eles se conhecem no fim da década de 1990 em um trem e, de cara, estabelecem uma verborrágica ligação. Muito diálogo afiado e bem construído. Celine e Jesse ficam juntos até amanhecer, nas ruas de Viena. Em meados dos anos 2000, a conversa ocorre em Paris. Agora ela é uma pesquisadora e ativista do meio ambiente e ele um escritor de sucesso. O terceiro longa se passa quando a dupla já entrou nos quarenta, durante um verão na Grécia.


RISOS
Duas obras geniais, cada uma a seu modo, e que expressam o melhor da comédia romântica

HARRY & SALLY (1989)
Você vai se divertir bastante com esta comédia, na vertente de Woody Allen (o da fase antiga), sobre como homens e mulheres veem uns aos outros. Em Nova York, Billy Crystal (Harry) e Meg Ryan (Sally) são amigos há muitos anos. Quando percebem que, na verdade, estão apaixonados, eles temem assumir, com medo de que isso seja o fim da amizade. O filme tem ótimos diálogos, uma dupla perfeita e a cena em que Meg simula um orgasmo (na delicatessen) – tão convincente que até a mãe do diretor pede o mesmo prato, para tentar repetir o efeito. (Luis Carlos Merten)

NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (1977)
Obra-prima de Woody Allen, esta comédia romântica conta a história do vaivém entre o desastrado comediante Alvy Singer (Allen) e sua namorada Annie Hall (Diane Keaton). Na foto que ilustra este texto, quando ainda estão se conhecendo, Alvy diz: “Ei, escute, me dá um beijo”. Annie desacredita: sério? “Sim”, ele continua. E argumenta: “A gente vai para casa mais tarde, certo, e vai ter toda aquela tensão, porque nós nunca nos beijamos e eu nunca vou saber a hora em que devo fazer alguma coisa. Então, a gente se beija agora e supera logo isso. Daí, vamos comer. Nossa digestão vai ser bem melhor assim.”


ROMANCE FRANCÊS INESQUECÍVEL
Um clássico do chabadabadá. Com chuva e frio e névoa

UM HOMEM, UMA MULHER (1966)
Este longa romântico de Claude Lelouch ganhou a Palma de Ouro em Cannes (1966) e dois Oscar – filme estrangeiro e roteiro original (1967). Quando Anne (Anouk Aimée) vai visitar sua filha pequena no colégio interno, ela conhece Jean-Louis (Jean-Louis Trintignant), que tem um filho na mesma escola.

Ele é viúvo, piloto de corrida. Ela tem saudade do marido. Os dois acabam se reencontrando dias depois, com as crianças, e já sabemos que estão apaixonados. Surge uma relação simplesmente complicada e embalada por um inverno sombrio na praia, por muitas incertezas, pela trilha sonora de Francis Lai (chabadabadá, chabadabadá…) e por uma certa Samba Saravah.

O filme teve uma sequência (Um Homem, Uma Mulher – Vinte Anos Depois). Em maio de 2019, no entanto, Lelouch ignorou o trabalho e apresentou no Festival de Cannes, fora da competição, o longa Les Plus Belles Années D’une Vie (Os Melhores Anos de Uma Vida), que estabelece o reencontro de Anne e Jean-Louis e seria, este sim, o filme que dá sequência ao romance. Jean-Louis está com Alzheimer, mas jamais esquece de Anne.


DRAMA
Quem usa rímel vai borrar. Melhor tirar a maquiagem

DESENCANTO (1946)
Em 2013, a revista inglesa Time Out publicou um ranking dos dez filmes mais românticos de todos os tempos. Desencanto, de David Lean, com Celia Johnson e Trevor Howard, ficou em primeiro lugar. É a história de amor entre Alec, um médico, e Laura, uma dona de casa. Os dois são casados, se conhecem em uma estação de trem e, no breve encontro, se apaixonam e precisam decidir o que fazer com isso. Na tentativa de conter a paixão, cada pequeno gesto acaba atingindo uma vastidão de sentimentos em quem assiste. Difícil não chorar.


MUITAS BELEZAS
Tudo pode mudar em um olhar cruzado: o fascinante e assustador imponderável e imprevisível… acaso

ME CHAME PELO SEU NOME (2017)
Do italiano Luca Guadagnino, a história de amor é ambientada em uma temporada de verão, anos 1980, no interior da Itália. Elio (Timothée Chalamet) é o jovem filho de uma família de intelectuais que mora no campo. Eles recebem a visita do pesquisador norte-americano Oliver (Armie Hammer). A história toda se desenvolve na atmosfera entre livros, ideias, piano e conversas que nunca cedem à banalidade. Guadagnino, esteta, trabalha a luz, a vegetação abundante, os riachos e os lagos, um calor que se espessa na imagem. Mas também os corpos, que se exibem e se olham nos banhos preguiçosos à tarde. O diretor envolve o filme numa aura levemente erótica e nela encontra o seu centro nervoso – o desejo. Com o detalhe: um dos corpos é o de um iniciante, ainda indeciso quanto à sua sexualidade. (Luiz Zanin Oricchio)

ENCONTROS E DESENCONTROS (2003)
A jovem norte-americana Charlotte acompanha o marido fotógrafo em uma viagem de trabalho para Tóquio, uma cidade que, para a garota, vai se revelar fascinante e estranha. O sujeito sai para trabalhar todos os dias e a deixa sozinha no hotel. Entediada e perdida no fuso horário, insone e cheia de dúvidas, ela conhece Bob Harris, um ator que está na cidade para filmar uma propaganda de uísque. Os dois começam a passar o tempo juntos e descobrem que “o amor é um lugar estranho”. Com Scarlett Johansson e Bill Murray. A direção é de Sofia Coppola.

AMOR À FLOR DA PELE (2000)
A história lindamente filmada por Wong Kar-Wai se passa na Hong Kong dos anos 1960. Um homem e uma mulher, ambos casados, são vizinhos numa pensão. A mulher dele está longe, o marido dela, também. A relação é complicada. Eles descobrem que seus respectivos são amantes e não sabem o que fazer. Pequenos gestos de aproximação e afastamento, olhares. Ao som de Nat King Cole (Perfidia e etc.), os protagonistas (Maggie Cheung e Tony Leung) se movem no desejo. Mas há muitas perguntas no ar.

SEMPRE TE AMEI (1987)
A relação entre uma roteirista norte-americana (Anne Bancroft) e um livreiro londrino (Anthony Hopkins) cresce justamente no amor que os dois nutrem pelos livros. Helen (Anne) dá o primeiro passo ao escrever para a loja em que Frank (Hopkins) trabalha à procura de uma obra específica. A partir de então, os dois passam muitos anos trocando cartas. É um romance epistolar e muito emocionante.

Tags: CinemaDia dos NamoradosFilmesFilmes românticos
Anterior

Para quem vai comprar uma casa ou apartamento

Próxima

Sobre as mudanças na CNH

Próxima
Presidente quer aumentar a validade da CNH e o número de pontos para suspensão. Foto: Pixabay

Sobre as mudanças na CNH

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In