Quatro livros: eles são curtinhos, mas têm muito a nos dizer. Que tal virar as páginas em um domingo azul ou na sala de espera? Que tal escapar do ordinário dos dias? A gente nem lembra o que veio fazer na fila. Muito menos que, quando a senha chamar, vai precisar interromper o idílio para fazer um exame de sangue : )
O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA
Chimamanda Ngozi Adichie (Trad. Julia Romeu)
Companhia das Letras
Além de escrever ficção, a autora de Para Educar Crianças Feministas e Sejamos Todos Feministas é uma grande analista dos tempos atuais também em seus ensaios e falas públicas. Neste texto envolvente (que já foi TED), ela trata da importância de abrir a escuta para além dos nossos muros.
A MERCADORIA MAIS PRECIOSA
Jean-Claude Grumberg (Trad. Rosa Freire d’Aguiar)
Todavia
Conta com delicadeza a história de um casal de lenhadores que todos os dias observa a passagem de trens nos arredores. A mulher espera um aceno sem saber que os passageiros estão sendo levados ao campo extermínio. Até que um dia um bebê é arremessado de um dos vagões…
IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO
Ailton Krenak
Companhia das Letras
O pensador indígena do vale do Rio Doce reflete sobre os tempos atuais e desafia o leitor a se reconectar com a vida na terra, a natureza. “Adiar o fim do mundo é poder contar mais uma história.” Leitura bem importante em tempos duros.
DEVOÇÃO
Patti Smith (Trad. Caetano W. Galindo)
Companhia das Letras
A “padroeira do punk rock alternativo” e importante voz literária reúne neste livro um conjunto de relatos e um conto fictício. Destaque para o modo como aborda o processo criativo em sua vida. Para quem gosta de ler e de escrever (mas não só).