Destaques de Divirta-se, Viagem, Paladar e Casa, para você ler (e se inspirar) em menos de dois minutinhos
DIVIRTA-SE | SEMANA DE ARTE MODERNA: 98 ANOS
Visite importantes obras modernistas em São Paulo
Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, nomes como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Victor Brecheret protagonizaram o movimento que mudou para sempre o cenário artístico no Brasil. O Teatro Municipal foi palco de manifestações que abriram terreno para uma criação livre de velhas formalidades, ligada às novidades mundiais e, ao mesmo tempo, atenta a questões locais. A ousadia de cores e traços desse movimento marca nosso imaginário. E os 98 anos da Semana de Arte Moderna são um bom pretexto para visitar obras de artistas que participaram do evento ou de seus desdobramentos, a exemplo de Tarsila do Amaral.
VIAGEM | COMIDA E LIVROS
Atrações encantadoras no centro do Rio de Janeiro
A Rua Luís de Camões, no Rio, agrada amantes de literatura e de sobremesa. No Café e Histórias, há livros e doces em meio às prateleiras do sebo Letra Viva. A casa, que também serve almoço, fica a poucos metros de uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura. A coleção do Gabinete ocupa o atual edifício desde 1871 e tem obras raríssimas entre os mais de 350 mil livros. Um exemplo é uma edição de Os Lusíadas, de Camões, publicada pelo escritor português em 1572. É o único gabinete fora de Portugal a receber um exemplar de cada obra publicada no país europeu.
Vizinhança charmosa
• Casa Cavé: a confeitaria mais antiga do Rio (1860) fica na Rua Sete de Setembro
• Confeitar Colombo: de 1894, também impressiona e tem salão disputado na Rua Gonçalves Dias
PALADAR | Doce japonês
O confeiteiro Cesar Yukio comanda no Tatuapé a doceria Hanami. Uma de suas especialidades é o doce de feijão azuki combinado a musse de morango (R$ 15; foto). A versão revisitada do tiramisù (R$ 15) intercala massa chiffon de baunilha, calda de matchá (no lugar do café) e creme de mascapone. Fica na Rua Demétrio Ribeiro, 785. Fecha aos domingos.
CASA | Sustentável