A Black Friday – maior promoção no comércio online e do varejo físico – ocorre nesta, sexta, dia 23 de novembro. De acordo com Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), quem planejou
com antecedência, monitorando as mudanças de preço, tende a fazer negócios melhores e a se esquivar de alterações artificiais (como aquelas lojas que aumentam bastante o valor de alguma coisa só para que a promoção pareça mais significativa no dia da oferta…).
Mas calma. Vai dar tudo certo: sem fazer pesquisa prévia também dá para fugir dos preços contaminados. É só usar ferramentas que comparam os valores no decorrer do tempo.
Além de sangue frio e planejamento, há outras dicas práticas que podem ajudar os consumidores a fugir de roubadas. Confira, a seguir, as recomendações de Ione Amorim, do Idec, e de Júlia Rueff, executiva do site de vendas online Mercado Livre.
- ACESSO LIBERADO: o Estadão vai liberar aos leitores todo o conteúdo de seu portal durante a Black Friday. A cobertura especial começa na meia-noite do dia 23 e vai até 0h01 de 24 de novembro
- COMPRA CERTA: veja as lojas mais confiáveis
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Os descontos da Black Friday podem chegar a 80%. Então, faça uma lista, separe uma verba e aproveite sem se enrolar. Usar parte do 13º pode ser uma opção. Só não exagere, para não comprometer a saúde financeira de 2019.
PAGAMENTO
Há ofertas que contam com um grande desconto à vista e outras que podem ser parceladas. Faça as contas e use
sites que ofereçam ferramentas seguras de pagamento.
DESCONTOS PROLONGADOS
A ideia da Black Friday são descontos em produtos de qualidade por um único dia. “Se a promoção começa
muito antes e termina muito depois da Black Friday, qual é o preço real do produto?”, questiona Ione. De acordo
com a economista, essa pode ser uma pista de que o anúncio não é tão real quanto parece.
TEMPORADA
Aliás, é possível comprar produtos com desconto antes, durante e depois da BlackFriday. O “esquenta” está
rolando entre os varejistas há algumas semanas. Na segunda, dia 26, muitos vão aderir à chamada Cyber Monday.
COMPRE ANTES
Produtos que já estão com preços muito atrativos dificilmente ficarão mais baratos na sexta-feira e o estoque pode acabar rapidinho. Os preços começam a cair perto da meia-noite de quinta para sexta. Fique de olho.
PROMOÇÕES-RELÂMPAGO
Ofertas repentinas nas lojas preferidas aparecem em diversos horários e podem acabar em poucos minutos.
COMPARE PREÇOS
Os sites Buscapé, Mais Barato Proteste e Já Cotei acompanham as variações de preço dos produtos ao longo do tempo. Quem não fez pesquisa prévia pode recorrer a eles para verificar se os descontos que vê nas lojas são autênticos.
BLACK FRAUDE
Cuidado com marcas que sobem os preços antes da promoção para simular a oferta no dia 23.
O site www.blackfriday.com.br procura descontos e envia por email para quem se cadastrar.
Já o www.blackfridaydeverdade.com.br é site e extensão para o navegador Google Chrome. Ele busca e verifica os preços e mostra descontos reais nas lojas participantes.
NÃO SE ARRISQUE
“Às vezes, nos aplicativos que comparam preços, o valor mais baixo é de uma loja que você não conhece, o que pode ser um risco”, diz Ione. Só use sites de boa reputação. Isso vai evitar prejuízos e aborrecimentos.
CERQUE-SE DE SEGURANÇA
Verifique se o link tem cadeado indicando um ambiente digital protegido e prefira usar o cartão virtual, porque
com ele os dados do usuário ficam resguardados e não são usados em compras indesejadas. Esqueça computadores públicos e redes abertas de internet sem fio. Na hora da compra, documente tudo, capturando telas e imprimindo notas e comprovantes.
TENTAÇÃO E IMPULSO
Evite comprar por impulso. Para garantir que a compra é segura, verifique a autenticidade da página e pesquise
qualidade, preço e segurança. Grandes plataformas costumam entregar as compras de forma mais ágil e, no caso
de insatisfação, devolver o dinheiro.
CAMPEÕES DE VENDA
Smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos costumam exibir ótimas ofertas. Mas a Black Friday também movimenta outros setores, como artigos para casa, decoração, cosméticos, roupas, calçados e acessórios para veículos.
Comments 1