Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Economia & Negócios

Black Friday 2019

Vai comprar online ou na loja física?

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
22 de novembro de 2019
em Economia & Negócios
0 0
0
Black Friday 2019. Foto: iStock

A Black Friday (sexta-feira negra em inglês) surgiu nos Estados Unidos. No Brasil, ocorre na última semana de novembro: as lojas participantes oferecem descontos em seus produtos. Ainda que muitos lugares antecipem as promoções, o dia "oficial" das grandes oportunidades, em 2019, é 29/11. Foto: iStock

Share on FacebookShare on Twitter

Vai de loja física ou online? Uma tendência promete derrubar as barreiras entre as duas experiências: você compra no site e retira na loja ou experimenta na loja e encomenda pelo site

Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu no Brasil como um evento online e só agora começa a se firmar no varejo tradicional, quando empresas de peso investem na data. Pesquisa do Google com o consumidor brasileiro diz que a intenção de compra só pela internet caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019. Muita gente acha a loja física mais atraente por causa da sensação de segurança e da pronta entrega. Por outro lado, uma das vantagens de comprar online em sites confiáveis é conveniência. Não precisa sair de casa.

Só que uma tendência promete derrubar as barreiras entre as duas experiências: é o omnichannel ou a possibilidade de fazer uma aquisição combinada entre os dois canais. Explicamos a seguir.

O PREÇO, A PRESSA E OS CUIDADOS

• Muitas vezes o varejo vende o produto mais barato na plataforma virtual, mas o consumidor precisa ficar de olho no frete: a conveniência de não ter de sair de casa pode ser abafada se o custo da entrega deixar o produto mais caro.

• Na loja física, a avaliação do objeto de compra é imediata e, de novo, há a vantagem da pronta entrega.

• A negociação presencial é facilitada no cara a cara com o vendedor. Uma dica é consultar o valor na internet e ir até a loja batalhar pelo menor preço.

• Uma das tendências deste ano é a popularização do chamado omnichannel. Nesse processo, o consumidor compra online e retira na loja ou visita a loja, testa o produto e compra online – o que for mais conveniente. Facilidades assim melhoram a experiência e diminuem a chance de desistência ou cancelamento.

• As empresas são obrigadas a fazer a equivalência de preços caso um produto esteja mais barato no site. Se elas não fize – rem isso, é propaganda ilegal e vale multa.

• Preste atenção nos prazos de entrega, investigue a reputação das lojas e denuncie quem não cumpre o combinado.

• Seja qual for a modalidade escolhida, a recomendação mais importante é não fazer dívidas em compras por impulso. Só o desconto não justifica o gasto. Antes de fechar negócio, pergunte a si mesmo: “Eu preciso?”; “Eu posso?”. 


ESPECIAL

  • Black Friday 2019: a cobertura completa do Estadão

SEGUNDO LUGAR NO BRASIL
A Black Friday no Brasil já é uma das grandes datas de compra online – só fica atrás das festas de fim de ano. Em 2019, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e o levantamento Ebit/ Nielsen apostam em aumento de 18% no faturamento em relação a 2018, quando chegou a R$ 3,9 bilhões só em transações virtuais.

ENORME SUCESSO EM SÃO PAULO
O faturamento do comércio varejista de São Paulo deve atingir R$ 68 bilhões em novembro, um avanço de 7,4% na comparação com os R$ 63,3 bilhões do mesmo mês de 2018. Os dados são da Fecomercio.

Com reportagem de Sandy Oliveira e Felipe Laurence para o Estado
Fontes: Marcela Kawauti, do SPC Brasil; Albert Deweik, da NeoAssist; Roberto Madruga, da ConQuist Consultoria; Fernando Capez, do Procon-SP
Tags: Black FridayBlack Friday 2019
Anterior

Exposição de mangá na Japan House

Próxima

O smartphone é “a” câmera

Próxima
iPhone 11 Pro Max Gold. Foto: Apple

O smartphone é "a" câmera

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In