Bancos e marcas de tecnologia se unem a varejistas e fabricantes para oferecer promoções combinadas. É o caso de Santander, Intel e Microsoft, por exemplo. A ideia é se aproximar de quem se relaciona diretamente com o cliente. As ações foram pensadas com exclusividade para a Black Friday
INTEL, MICROSOFT E FABRICANTES
A Intel vai colocar no ar uma iniciativa chamada Dia do Eu. A ideia é dizer ao consumidor que não tem nada de errado em usar a temporada de ofertas para trocar o computador – em vez de gastar em um presente para outra pessoa. O conceito será compartilhado com a Microsoft. A combinação faz sentido, porque as duas têm um objetivo em comum: ampliar a venda de computadores no País. Como ambas dependem da venda de PCs de outras marcas, a estratégia da Intel é alertar o consumidor sobre as boas ofertas durante o evento. Para isso, firmou parcerias tanto com fabricantes (Asus, Acer, Samsung, Dell e Positivo, entre outras) quanto com varejistas (Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza e B2W, controladora de Submarino e Americanas.com).
BANCO SANTANDER
Embora não seja novato na Black Friday, o banco Santander também aposta nas parcerias para ganhar relevância. Segundo o diretor de marketing do Santander Brasil, Igor Puga, isso acontece porque é difícil fazer uma venda “puro sangue” de serviços financeiros – o assunto é considerado árido pelo consumidor. Por isso, o banco tentará se “plugar” a marcas de maior apelo. A estratégia inicial foi atrelar suas ofertas – em áreas como seguros, investimentos, cartão de crédito e empréstimos – a vantagens em outras prestadoras de serviço, a exemplo de Uber, SmartFit, LinkedIn e XBox. Ao fechar algum produto da instituição, o cliente ganha cupons de desconto a serem usados nessas plataformas. Agora o banco vai “invadir” a comunicação de outras marcas para informar suas ofertas. Em acordos firmados com Claro, Via Varejo e Hyundai, a ideia é relacionar a venda de serviços financeiros a outros produtos. Na operadora de telefonia Claro, o consumidor ganha parcelamento em até 21 vezes, se comprar com o cartão Santander. Na Hyundai, o desconto no seguro é de 30%, se o cliente escolher fechar com o banco.
CONSCIÊNCIA
O consultor de varejo Jean Paul Rebetez, sócio da GS&Consult, diz que a união de comércio e serviços na Black Friday é positiva e permite uma oferta mais completa ao consumidor. No entanto, o especialista ressalva que é importante que os descontos sejam reais e que representem uma vantagem clara para o cliente. Do contrário, a estratégia pode virar um perigo para a reputação dos envolvidos. “O consumidor, até por causa da crise que o País viveu nos últimos anos, sabe muito bem quanto os produtos custam. Logo, ele vai decifrar de cara se uma oferta é ou não realmente vantajosa.”
Com reportagem de Fernando Scheller, do Estadão
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