As preocupações que você deve ter são aquelas usuais de contratação desse tipo de serviço, como a facilidade de trabalho na plataforma e a funcionalidade prometida.
Fábio Gallo, colunista de economia e finanças do Estadão, recebeu a seguinte dúvida de um leitor: “Estou com dificuldade para encontrar um banco que tenha uma conta digital pessoa jurídica para pequena empresa com tarifa zero ou próxima a isso. Você tem alguma indicação?”.
A resposta: os bancos digitais já estão presentes no nosso dia a dia. Várias dessas instituições não cobram tarifas para manutenção de conta corrente, escreveu Gallo. “A dica é consultar as condições para ver qual deles atende a seus interesses. As preocupações que você deve ter são aquelas usuais de contratação desse tipo de serviço, como a facilidade de trabalho na plataforma e a funcionalidade prometida.”
• O QUE SÃO BANCOS DIGITAIS: são instituições que oferecem serviço bancários online, sem agência física. Contas, cartões, crédito, pagamentos, boletos e recargas de celular são alguns dos produtos no portfólio de startups e de bancos convencionais que oferecem a modalidade.
• VANTAGENS: “O que se espera dessas instituições é que elas tenham comunicação transparente, pouca ou nenhuma burocracia, aplicativos de fácil acesso, rápidos e seguros e custos mais baixos que os dos bancos tradicionais”, explica Gallo.
• COMO ELES GANHAM DINHEIRO: esses bancos ganham dinheiro por meio da utilização de cartões de crédito e do maior volume de usuários. Os custos são baixos, porque não há agência e a tecnologia ampara operações e automatiza processos.
• COMO ESCOLHER: pesquise a reputação na internet e no Banco Central, que mantém um ranking de reclamações. Observe também o ranking que avalia qualidade do atendimento das ouvidorias. Sabendo do que você precisa, veja o que as instituições oferecem e opte pela que mais combina com seus interesses (e que tenha uma boa plataforma de serviços: simples, funcional e fácil de usar).
ESPECIAL: BANCOS DIGITAIS
Como são os bancos digitais, aquelas fintechs que oferecem serviços bancários e cartões de crédito sem agência física, com menos burocracia e menos taxas?
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Varejo: showroom de loja online
Funciona bem para quem vende moda e decoração: o cliente entra, escolhe, prova e compra, mas não leva, porque vai receber a mercadoria em casa (em poucas horas ou dias). As chamadas guide shops estão ajudando o comércio eletrônico a vender mais.
No novo conceito, a loja física é um canal de venda online. Marcas como Amaro, Básico, Oppa e Westwing apostam no modelo com suas lojas de vestuário e decoração em São Paulo e outras cidades. Para o coordenador do centro de excelência em varejo da Escola de Administração e Economia da FGV-SP, Maurício Morgado, essa é uma maneira de expandir os negócios sem um grande investimento. “O principal custo de uma loja física é o estoque. Nesse modelo, como a loja funciona apenas como mostruário, o empreendedor economiza bastante.” (Mateus Apud, para Estadão PME)
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