Líderes femininas atraem menos capital para os negócios do que os homens. Especialistas em liderança e financiamento dizem como enfrentar os desafios, o que inclui saber vender sua ideia e fazer crowdfunding
Mês da Mulher
FORMAS DE OBTER FINANCIAMENTO
O número de empreendedoras tem aumentado em todo o mundo. Negócios pertencentes a mulheres nos Estados Unidos, por exemplo, estão em alta. Um estudo da American Express mostra que entre 2014 e 2020 essa faixa avançou 21%, chegando a quase 13 milhões. Startups criadas e geridas por empresárias negras cresceram ainda mais, com índice de 43%. A Irlanda e o restante da Europa também viram uma explosão no empreendedorismo feminino. No Brasil, elas são donas de 40% das companhias. Ainda assim, as líderes femininas atraem menos capital para os negócios do que os homens. Especialistas em liderança e financiamento dizem como enfrentar os desafios, o que inclui saber vender sua ideia e fazer crowdfunding.
FIQUE NO LUGAR DOS INVESTIDORES
Metade do desafio é ver as coisas através das lentes de potenciais financiadores. Não fique na defensiva e conduza-os até o seu ponto de vista ao passar por questionamentos como “Qual é a sua formação?” e “O que você fez para mostrar sua credibilidade e ter sucesso neste negócio?”.
CRIE UM ECOSSISTEMA
Uma dica é começar um grupo de seis a oito mulheres, pautado na diversidade de etnia, história de vida, segmentos de atuação etc.. Comprometa-se com seis a nove meses de reuniões e estabeleça duas ou três coisas concretas para realizar a cada mês. Assim você vai ter responsabilidade – um imperativo nos estágios iniciais do empreendedorismo, porque esse é um período cheio de incertezas, dúvidas e, em muitos casos, solidão.
COMO FORMAR UMA REDE? Use todas as ferramentas disponíveis: Facebook, LinkedIn, Instagram, sua escola, seu bairro. Busque aceleradoras, incubadoras e concursos. Mesmo se você não vencer, crie um ecossistema, conecte-se com possíveis conselheiros e construa sua rede. Redes mais fortes e mais amplas estão vinculadas ao acesso aprimorado a uma variedade de fontes de financiamento.
SEJA AUDACIOSA
As especialistas ouvidas dizem que ao buscar financiamento as mulheres tendem a ser mais realistas, conservadoras e autênticas. Os homens são mais ousados na defesa de ideias e convicções. As mulheres se anunciam menos. Ao apostar na pessoa, o investidor quer acreditar que ela é ousada. Seja pretensiosa.
CROWDFUNDING
O crowdfunding por meio de sites como Kickstarter [no Brasil, tem o Catarse e o Benfeitoria, por exemplo] é uma maneira eficaz de levantar financiamento. Encontre outros negócios e projetos que tenham campanhas de “vaquinha virtual” e observe como operam suas metas.
DIVULGUE-SE
Se você tem uma ideia interessante ou uma empresa jovem, conte a todos. A mulher tem boas razões para ser reticente em revelar coisas antes de ser totalmente apoiada, porque vive sob um nível de escrutínio imensuravelmente mais significativo do que o homem. Perfeição é o que se espera, mas acredite: a comunidade ajuda a melhorar seu trabalho.
Você sabia? No mercado de trabalho brasileiro, a renda média de um trabalhador adulto do sexo masculino é 26% maior do que a de uma mulher na mesma faixa etária. Os dados são do IBGE
Desafios
• Globalmente, as mulheres obtêm só uma fração do capital de risco.
• No mundo, negras, hispânicas ou asiáticas obtêm investimento significativamente menor.
• O dinheiro é o maior obstáculo para as startups lideradas por mulheres.
• As pessoas investem em pessoas que se parecem com elas.
Com reportagem de Kerry Hannon para o ‘The New York Times’. Tradução: Claudia Bozzo. Fontes: Sanyin Siang, diretora executiva do Centro de Ética e Liderança Fuqua/ Coach K da Universidade Duke; Boston Consulting Group; Suzanne Norris, da Victress Capital, que investe em empresas com fundadoras e equipes de gênero diverso; e Nathalie Molina Niño, autora de ‘Superação: A Nova Revolução para Mulheres Empreendedoras