Demanda especializada, startups de tecnologia, empresas que conectam pessoas e serviços: quer ter um negócio para chamar de seu? Temos dicas. E tendências
DEMANDA ESPECIALIZADA
A procura por serviços de nicho e altamente segmentados é uma tendência mundial. O consumidor passa a ter demandas específicas associadas a necessidades, costumes, escolhas e impacto social e ambiental.
ALIMENTAÇÃO RESTRITIVA
Serviços que atendem veganos, celíacos e com outras restrições. O empreendedor pode começar simples, com menos estrutura e até em casa.
COSMÉTICOS PERSONALIZADOS
É o mercado de produtos naturais, sem teste em animais e sob medida.
LIXO DOMÉSTICO, ORGÂNICO E RECICLÁVEL
Biodigestor e composteira elétrica são exemplos de empreendimentos criados para reduzir ou reaproveitar resíduos gerados em casa. No caso dos recicláveis, a base do negócio é a economia circular, em que os resíduos geram novos produtos.
STARTUP TECNOLÓGICA
Consultorias e soluções em diversas áreas e serviços de tecnologia, para que empresas e pessoas resolvam problemas, estão cada vez mais viáveis. Por isso, o aumento desse tipo de empreendimento é esperado.
FINTECHS
Consultoria e aconselhamento financeiro, bancos online e outros que permitem o acesso a investimentos, pagamentos e movimentações por aplicativos.
AGROTECHS
Tecnologia para a produção no campo, como o uso de drones no monitoramento de plantações.
EDUTECHS
Startups de educação facilitam o aprendizado e já são incorporadas por instituições de ensino.
HEALTHTECHS
Auxiliam processos médicos com, entre outros recursos, o uso de inteligência artificial para analisar imagens e as plataformas de consulta.
Não perca: a próxima edição do Estadão Expresso circulará na quinta, 31/10, com o resultado do Empresas Mais, ranking empresarial feito pelo Estadão em parceria com a consultoria Austin Rating e a Fundação Instituto de Administração (FIA)
STARTUP QUE CONECTA PESSOAS E SERVIÇOS
Tem futuro quem oferece um jeito mais rápido e às vezes mais barato e sem burocracia para um serviço. Segundo os especialistas, o trunfo é criar um elo que não existe no mercado ou existe de forma onerosa e lenta.
SETOR IMOBILIÁRIO
Promover a venda ou o aluguel de imóveis é uma opção prática. Serviços que intermediam a relação entre o locatário e o dono do imóvel e resolvem problemas de manutenção já prosperam.
ENTREGAS
Negócios que aliam tecnologia à entrega de encomendas, produtos e outros serviços facilitam a vida do consumidor e também das empresas e têm boas chances de sucesso e de crescimento.
FRANQUIAS
Busque especialistas. É preciso estudar, saber qual o capital disponível versus as marcas que cabem neste valor (prevendo capital de giro e valor do ponto) versus a previsão de retorno do investimento com retirada de pró-labore.
VAREJO
Se está pensando em investir em uma franquia de varejo (de shopping ou de rua), outubro é considerado o último e melhor mês para inaugurar e assim aproveitar as vendas de fim de ano. Janeiro tende a ser mais desafiador. Mas tudo depende do perfil de cada loja.
Com reportagem de Roberta Vassalo e Raul Galhardi e artigos de Ana Vechi (Consultora de empresas especializada em franquias) | Especialistas ouvidos pela reportagem: Rubens Massa, da FGV; Henrique Romão, do Sebrae; José Sarkis Arakelian, da Faap; David Kallás, do Insper; Clarissa Santiago, da consultoria executiva HSM