Francisco Teixeira queria transformar uma das suítes de sua casa em escritório. Além de trabalhar no imóvel, ele precisava que o ambiente pudesse funcionar também como quarto de hóspedes. O arquiteto Gabriel de Lucca fez o projeto.
PERGUNTA
Preciso de ajuda para reformar um ambiente. Sou autônomo e trabalho em casa, por isso decidimos transformar um das suítes em escritório que, eventualmente, pudesse receber algum hóspede. Gosto de ambientes claros e modernos, mas não tenho nenhuma exigência quanto a materiais ou estilos. Só gostaria de manter o banheiro.
Francisco Teixeira, São Paulo (SP)
Tem alguma dúvida de decoração? Escreva para meuprojetonocasa@estadao.com
RESPOSTA PONTO A PONTO
- De acordo com a descrição, três coisas devem ser consideradas: flexibilidade e funcionalidade, uma vez que será um espaço múltiplo (escritório e dormitório), e atemporalidade, já que o ideal é ter um ambiente que permaneça sempre atual.
- O arquiteto Gabriel de Lucca optou por uma paleta de cores leves e claras, do areia ao branco, para que a ambientação geral possa ser atualizada ao longo do tempo pelo uso de quadros, luminárias e almofadas.
- A sugestão é ocupar a área anexa à parede de maior dimensão por um sofá-cama com espaço inferior para guardar roupas, bagagens ou algum outro item de escritório. Nas extremidades, dois móveis da mesma dimensão podem ser utilizados para apoio de objetos.
- Na parede oposta, seria interessante instalar uma bancada extensa, com gavetas, que poderia ser utilizada como área de trabalho, suporte para TV e demais equipamentos eletrônicos.
- Para arrematar, a cortina clara, de tecido, abraça o espaço e contrasta com o piso quente, de madeira. O resultado é um espaço equilibrado e acolhedor.
PARA CRIAR UM HOME OFFICE BÁSICO
Designer de interiores, jornalista e autora do blog Meu Primeiro Apê, Anelise Lopes fez uma lista de pontos de atenção para quem já trabalha (ou pretende trabalhar) em casa. O desafio é compor um ambiente confortável e que favoreça a concentração. “Fazer home office pode ser o melhor dos mundos para fugir do trânsito e estar no aconchego do lar, mas é preciso disciplina e organização para que a empreitada dê certo.”
- Invista em mobiliário ou marcenaria planejados, para que o espaço seja bem aproveitado e permita manter uma agenda como se estivesse trabalhando fora.
- Para quem não tem um cômodo extra, a ideia é transformar um cantinho – no quarto, na sala de TV, na área de serviço ou até no corredor. Estude a planta baixa e verifique qual parte da casa está sendo menos aproveitada e pode receber este tipo de instalação sem causar transtorno para quem usa e para quem transita por ali.
- No home office pequeno e básico, é preciso pensar em uma mesa com pelo menos uma gaveta, uma poltrona ou cadeira com rodinhas (você precisará de ao menos 70 cm de área na parte de trás para se sentar e se levantar), um armário suspenso sobre a bancada e duas estantes abaixo dele para objetos de uso recorrente, como papel, documentos, impressora.
- Depois de rascunhar o mobiliário, veja se o local tem no mínimo três tomadas: uma baixa, outra dupla na altura da mesa e mais uma no nível da estante. Não se esqueça da linha telefônica, se for o caso. A iluminação focal também é importante: avalie o uso de uma lâmpada branca com temperatura de aproximadamente 4.000K.
- Uma sugestão é manter no escritório tudo o que precisa para trabalhar, assim não precisa se distrair fazendo buscas pela casa.
(N.E.: é bom lembrar que as paradas para se esticar, beber água e/ou café e desanuviar pensamentos não devem ser esquecidas. Em casa ou na firma, essas pausas são importantes brechas na rotina e ajudam e produzir melhor).
Comments 2