Identificamos a marcas mais bem avaliadas por quem as consome e os esforços feitos pelas empresas para obter sucesso e ter um bom posicionamento no ranking…
…um deles é colocar o cliente no centro de tudo. Agora, comprar um produto não basta. É importante, para a maioria das pessoas, ter uma experiência agradável ao adquirir determinado serviço.
Nesta quinta edição, o ranking Estadão Melhores Serviços considera avaliações feitas pelos consumidores para listar as empresas mais bem posicionadas em suas áreas de atuação
A pesquisa feita por Estadão e Blend New Research – HSR entrevistou 5.875 a respeito de 25 categorias de serviço
Uma das tendências é: o comportamento do consumidor mudou e aderir ao digital não é questão de escolha
Pentacampeãs Aliar tecnologia e atendimento humano faz parte das receitas de sucesso das empresas que estão em primeiro lugar há cinco anos consecutivos. São elas: • Leroy Merlin (Varejo Material de Construção) • Porto Seguro (Seguros) • Sky (TV por Assinatura) • Starbucks (Fast-Food) • Toyota (Pós-Venda Auto) • Ultrafarma (Farmácias)
É muito mais do que apenas café, é sobre conexão e experiências diferenciadas e únicas oferecidas a cada um de nossos consumidores
Sandra Collier, head de Marketing e Categorias da Starbucks Brasil
Entre 30% e 40% das vendas de alimentação são para o delivery (…).
O uso dos meios eletrônicos é uma tendência irreversível e o varejo nacional precisa se adaptar Luiz Cury, consultor em Varejo
Tendência
Digital & analógico
Há uma tendência de transformação digital, mas isso não significa que as lojas virtuais vão ocupar o espaço das unidades físicas tradicionais. A previsão é que na maioria dos setores elas caminhem juntas. “Tudo vai depender de quem é o consumidor e de como será o atendimento. Em alguns casos, o indivíduo compra pela internet e retira na loja”, diz Ana Helena Szasz Barone, do Ebit/Nielsen – pesquisa realizada pela empresa mostra que 46% dos compradores online optam pela retirada na loja porque não querem pagar o frete, mas há aqueles que desejam a entrega mais rápida, por exemplo. “Essa forma misturada de fazer as coisas está sendo bem aceita pelos clientes”, diz Ana.
Desafiados pela mudança de hábito dos consumidores e o modo como isso está ligado à transformação digital, alguns setores sentem uma pressão maior e precisam se reinventar, caso das livrarias, dos serviços financeiros e de alimentação. “Os aplicativos de alimentação estão crescendo, mas isso não significa que as pessoas deixarão de ir aos restaurantes, e sim que agora elas querem ter uma experiência diferenciada na loja física”, diz Ricardo Rocha, professor do Insper. “As lojas tradicionais têm que trazer um benefício adicional, só essas vão se segurar no mercado.”