Ter a documentação em dia, pedir preço justo e receber bem os interessados ajuda a vender
“O comprador está em condições de barganhar, pois não estamos vivendo um boom imobiliário. É fundamental deixar o imóvel em ordem; se não, será mais um motivo para ele pedir mais descontos”
Cesar Caselani, professor de finanças da FGV
JÚLIA ZILLIG
ESPECIAL PARA O ESTADO
Vender um imóvel é um desafio nos tempos atuais. Com a economia mostrando sinais tímidos de aquecimento, o mercado imobiliário tentando retomar o ritmo de crescimento e a grande oferta de unidades à venda, boas estratégias são fundamentais.
1. Cuide da documentação: número de matrícula do imóvel, escritura definitiva, comprovantes de quitação de impostos e do condomínio são alguns dos documentos que devem estar em ordem para que seja dado o pontapé inicial no processo de venda, tornando-o mais rápido.
2. Seja racional ao precificar: a negociação não deve ser feita de forma emocional e o valor do imóvel precisa estar de acordo com o pedido pelo mercado e praticado na região. Não adianta, portanto, colocar o preço nas alturas, porque fez melhorias no imóvel. Nem sempre elas são do gosto do comprador.
3. Com ou sem corretor? Ao optar por vender sem intermediários, o vendedor terá que fazer os anúncios, atender os interessados, agendar as visitas, negociar preço e cuidar de todo o processo jurídico e burocrático envolvido na venda. Com a ajuda de um corretor, o vendedor arca com uma comissão de cerca de 6% do valor do imóvel, mas em compensação não precisa se preocupar com questões burocráticas. A tendência é agilizar o negócio.
4. Aparência é tudo: deixe seu imóvel preparado para receber visitas. Vazio ou ocupado, é preciso manter os ambientes limpos e organizados – isso ajuda o visitante a ter uma impressão melhor do lugar e uma ideia do aproveitamento dos espaços e dos cuidados. Para evitar aborrecimentos, é recomendado que animais de estimação fiquem recolhidos ou não estejam em casa na hora de receber o candidato a comprador. A aparência impecável também deve ser refletida nas fotos, que podem ser feitas pelo próprio morador ou pelo fotógrafo da imobiliária, que normalmente utiliza equipamento profissional e garante boas imagens em 360 graus. E mais: se o imóvel tem problemas estruturais e precisa de reforma, não adianta insistir na venda sem realizar esses consertos.
- Comprar, vender, alugar (imóveis)
STARTUPS NO SETOR IMOBILIÁRIO
Empresas de base tecnológica oferecem soluções para refrescar e modernizar modelos antigos de compra, venda e locação. (Júlia Zillig)
UNICÓRNIOS
Apesar de o movimento ser considerado recente, já há startups candidatas ao status de unicórnio – que valem mais de US$ 1 bilhão –, caso da QuintoAndar e do VivaReal, após fusão com Zap Imóveis.
QUINTOANDAR
Inovou ao simplificar o modelo de locação tirando o fiador da jogada, com todo o processo feito digitalmente. Já oferece possibilidade de reforma antes de colocar o imóvel para alugar.
KEYCASH E LOFT
Inspiradas na norte-americana Opendoor, combinam o uso de plataforma digital, inteligência de dados e mão de obra especializada para encontrar os melhores imóveis, estabelecer a precificação adequada, investir em reformas e colocá-los de volta no mercado de usados. Baseada na busca de giro rápido, a Keycash faz uma triagem de imóveis cadastrados pelos proprietários em sua plataforma, analisa a precificação e faz uma oferta. Depois, a equipe visita o imóvel e, se o negócio for concluído, paga o valor à vista para o cliente. A Loft segue a mesma receita.
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