Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Especiais

Variedades: carros como antigamente

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
1 de setembro de 2019
em Especiais, Nissan
0 0
0
O Galaxie tinha frente elevada e carroceria cheia de cromados. Banco dianteiro inteiriço era comum (detalhe abaixo). FOTO: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

O Galaxie tinha frente elevada e carroceria cheia de cromados. Banco dianteiro inteiriço era comum. FOTO: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

Share on FacebookShare on Twitter

Quando os carros tinham bancos de sofá e a alavanca de câmbio no assoalho era coisa de carro esportivo, os conceitos de conforto, conveniência e segurança permitiam certas extravagâncias. Mas a tecnologia deixava a desejar

HISTÓRIA
Quando os carros tinham bancos de sofá e a alavanca de câmbio no assoalho

Detalhe do Galaxie por dentro

CÂMBIO NA DIREÇÃO

O recurso até tem sido retomado em modelos modernos, mas era comum que a transmissão fosse manual. Isso pedia constantes movimentações em direção ao painel. O esforço era amenizado porque havia poucas marchas do câmbio – três e longas, que tentavam aproveitar o torque dos motores de capacidade volumétrica razoavelmente grande da época. PROPULSORES Eram bem menos eficientes. Os primeiros Chevrolet Opala, por exemplo, tinham motores de 2,5 litros com apenas 80 cv. O torque era de 18 mkgf, só que seria exagero dizer que era um carro rápido.

SEGURANÇA

A configuração prezava pela beleza, mas a segurança de pedestres era bem comprometida. Partes metálicas poderiam ferir gravemente em caso de atropelamentos e as chapas rígidas e grossas não ajudavam a amortecer impacto. Batidas, aliás, eram um perigo e não raro os ocupantes sofriam mais do que a lataria.

VISUAL

Por fora, o jeitão clássico dos anos 1960 incluía itens como para-choques cromados de metal, faróis com lentes de vidro e muitos frisos, também cromados. Eram comuns capôs longos e frentes altas, imponentes.

LUXO ATUAL

Nas décadas de 1950 e 1960, os norte-americanos já tinham ar- -condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e até bancos aquecidos. Um curiosos os sistemas de travas automáticas a vácuo. Em vez de um motor elétrico, um pequeno gerador de vácuo literalmente “puxava” a trava e a fechava ao comando do motorista.

NO BRASIL

Vivemos a era dos quebra-ventos bem antes do ar-condicionado começar a se popularizar. Era possível abrir apenas uma pequena seção dos vidros dianteiros para que o ar entrasse na cabine. Há quem defenda a volta deles até hoje. (Jornal do Carro)


PASSEIO DE TREM
Expresso turístico

Trem turístico da CPTM. Foto: Mário Rossit

Criado em 2009, o Expresso Turístico integra cidades com potencial de atrair turistas ao longo na malha férrea. Os três trajetos (Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes) são feitos em uma composição formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 1960. Os vagões, puxados por uma locomotiva a diesel da CPTM, foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e restaurados pela companhia. Em setembro de 2019, o número de viagens para Paranapiacaba será ampliado. Além dos passeios todos os domingos, o serviço funcionará em alguns sábados. Serão três viagens a mais por mês (datas: bit.ly/expressoCPTM). A passagem custa até R$ 50 (ida e volta). Os descontos podem chegar a 25% (quatro bilhetes). A procura é alta e é recomendado comprar com dois meses de antecedência. (Mário Rossit)

Expresso Turístico
Estação da Luz, na Praça da Luz, 1, Centro. Sáb. e dom. na bilheteria da estação, a partir das 7h. Bilhete de ida e volta: R$ 44 (embarque na estação Celso Daniel – Santo André)/R$ 50. Inf: bit.ly/expressoCPTM


VEJA TAMBÉM

  • Táxi preto: igual, mas diferente
  • Especial táxi: com que roupa vai o motorista?
  • Especial táxi: o perfil do taxista brasileiro
  • Especial táxi: aplicativo é viagem sem volta
  • Especial táxi: modelos preferidos dos taxistas

Tags: Carros antigosEspecial TáxiPasseio de tremPasseios
Anterior

Especial táxi: modelos preferidos dos taxistas

Próxima

Setembro amarelo

Próxima
No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação. Foto: Pexels

Setembro amarelo

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In