O que fazer se você for pego de surpresa por um alagamento? Tentar afastar problemas, claro. E lembre-se: em caso de enchente, primeiro você (depois o carro)
1. Ao se deparar com áreas alagadas, mude o trajeto. Procure um local seguro e alto. Se não houver condições, abandone o carro e busque abrigo. Obviamente, o prejuízo material tem (muito) menos importância do que a sua vida.
2. Quando estiver no veículo em uma enchente e não der para sair, observe o nível da água. Ele não pode passar do meio da roda. Faça isso antes de decidir atravessar uma área alagada.
3. Manter a velocidade baixa e o motor em rotação constante, em torno das 2.500 rpm, diminui a variação do nível da água, o risco de aspiração e a contaminação de componentes eletroeletrônicos. Também melhora a aderência dos pneus.
4. Em veículos de câmbio automático, a transmissão deve ficar na posição 1, de trocas manuais de marcha. Outra possibilidade é alternar, manualmente, a troca de marchas entre N e 1, para manter a velocidade baixa na travessia.
5. Se o carro for automático e o câmbio tiver as opções winter ou snow, utilize um desses recursos. Essas funções servem para aumentar a segurança em trechos de baixa aderência, como neve e lama, evitando que o veículo patine.
6. Mantenha a calma. Pode ser que a direção (hidráulica) fique “dura”, haja variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, surjam alertas sonoros e flutuação dos ponteiros.
7. Luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS podem se acender. Talvez seja necessário mais esforço para acionar os freios. Esses sintomas geralmente são passageiros. Reforce a cautela e desligue o maior número de sistemas possíveis.
8. Desligar o ar-condicionado diminui o risco de entrada de água na tomada de ar do motor.
9. Se o carro morrer na travessia de uma área alagada, jamais tente dar a partida novamente. Mantenha tudo desligado e, quando e se for possível, remova o carro até uma oficina. Nesse caso, são reduzidos os riscos de um calço hidráulico danificar o motor.
10. A recomendação é, depois de passar por trechos alagados, levar o veículo a uma oficina de confiança para fazer uma revisão completa e prevenir estragos a sistemas de injeção eletrônica, contaminação do cânister e do óleo do motor e falhas de embreagem, suspensão e freios.
11. É importante fazer uma limpeza no sistema de ventilação. Há possibilidade de proliferação de fungos, micro-organismos e bactérias. A higienização completa permite uma utilização mais segura.
PREJUÍZOS
Para recuperar o carro alagado, a conta varia de R$ 500 a mais de R$ 20 mil
• Se a água invadir o assoalho, é preciso desmontar o interior e tirar console, carpetes e feltros para secagem individual.
• Quando o painel for atingido, secar os módulos eletrônicos será trabalhoso. Quanto mais sofisticado, mais caro é o serviço.
• Independentemente do nível da água, troque o feltro do carpete e a manta do assoalho.
• Partes elétricas, como vidro, pisca-alerta e farol, devem ser testados.
• Recomenda-se trocar o filtro do ar-condicionado e aplicar ozônio para eliminar bactérias e odores.
• As seguradoras oferecem cobertura para recuperação e perda total. Consulte.
• Antes de mais nada, porém, preocupe-se com a integridade física sua e de outras pessoas.
Com informações da redação do Jornal do Carro