Todo cuidado é pouco para não transformar o passeio em estatística: na temporada de viagens, são comuns os acidentes de trânsito causados por imprudência, excesso de velocidade e falhas mecânicas
DOCUMENTAÇÃO
O carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias – isso gera multa e sete pontos na CNH.
CALOR
No verão, a temperatura é bem mais alta, os deslocamentos são maiores e o veículo anda mais carregado. Os sistemas de refrigeração (do motor e da cabine) precisam estar preparados.
PASSAGEIROS
Todas as pessoas têm de usar cinto, obviamente, e a capacidade do carro precisa ser respeitada.
OBJETOS
Pranchas de surfe devem ser transportadas em racks de teto. Não basta apenas prendê-las à carroceria, com fitas ou cordas. Se a bicicleta for transportada na traseira do veículo, certifique-se de que as lanternas e a placa não estão sendo encobertas. Se estiver presa ao rack de teto, tome cuidado ao entrar em estacionamentos cobertos, por causa da limitação de altura. Fora isso, nenhum tipo de carga pode impedir a visibilidade do motorista. E também é preciso respeitar as dimensões do automóvel. A carga no teto não pode ser superior a 50 centímetros (contando a altura do rack e da carga).
LANTERNAS E FARÓIS
Luzes queimadas comprometem a segurança (sua, de quem estiver com você e dos outros condutores e passageiros). Há multas para farol desregulado, queimado e apagado.
SE ORIENTE, MOTORISTA
As pessoas que vão dirigir precisam estar preparadas e descansadas para encarar rodovias onde as velocidades podem chegar a 120 quilômetros por hora. A dinâmica da estrada é totalmente diferente da dos centros urbanos e a reação a situações incomuns (de trânsito a imprevistos mecânicos) será determinante para evitar e minimizar prejuízo emocional, físico e material.
LIMPADORES DE PARA-BRISA
Quando desgastados, eles prejudicam muito a visibilidade. Se for o caso, troque.
TRIÂNGULO E MACACO
Se um pneu furar, eles serão necessários.
PNEUS
Essenciais para a estabilidade, os pneus não podem estar desgastados. Se isso ocorrer, a aderência é prejudicada (sobretudo em pista molhada). Antes de viajar, faça uma inspeção visual em cada um deles. Em condições normais, o desgaste da banda de rodagem deve ser regular. Se um dos lados estiver mais gasto que outro, é recomendável fazer uma revisão na geometria da suspensão (alinhamento de direção, convergência/di – vergência e cambagem).
SUSPENSÃO, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
A suspensão controla a movi – mentação da carroceria e afeta a segurança. Salvo colisões ou pancadas fortes, os componentes têm desgaste gradual e perceptível. Os sintomas são vários: ruídos/rangidos, puxada na direção, pneus com desgaste irregular. Preventivamente, portanto, encoste na oficina para checagem. A revisão está prevista no manual, mas o ideal é verificar o conjunto a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros. O alinha – mento da direção e o balanceamento das rodas também devem ser conferidos.
Fonte: série especial de viagem do Jornal do Carro. Saiba mais jornaldocarro. estadao.com.br/servicos