Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Mobilidade

Carro? Só quando convém

Startups oferecem aplicativos de aluguel de carro

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
17 de fevereiro de 2019
em Mobilidade
0 0
0
Foto: Pexels

Muitos motoristas brasileiros estão trocando a propriedade do carro por aplicativos de aluguel. Outros estão compartilhando os próprios veículos com esses serviços. Foto: Pexels

Share on FacebookShare on Twitter

Muitos motoristas brasileiros estão trocando a propriedade do carro por aplicativos de aluguel. Outros estão compartilhando os próprios veículos com esses serviços

Dois anos depois de vender o carro para se locomover por São Paulo de bicicleta, o administrador de empresas Victor Brasil, de 31 anos, voltou a recorrer ao transporte motorizado. Só que em vez de bancar os custos de um veículo próprio, optou pelo compartilhado. Três vezes por semana, para ir e voltar dos treinos de triatlo, ele aluga um carro por hora. “Às vezes, pego o carro para ir rapidinho ao supermercado, já que não dá para carregar sacolas na bicicleta.” Entre as empresas que oferecem esse tipo de serviço no Brasil, um exemplo é a Moobie. Ela tem 150 mil pessoas cadastradas e 7 mil carros para locação, dos quais 600 estão ativos. “O car sharing [compartilhamento de carros] ainda é pequeno no Brasil, mas vem sendo acelerado”, diz Tamy Lin, que fundou a Moobie no ano passado. A startup atraiu investidores-anjo que vão liberar R$ 15 milhões em 2019 para a ampliação de operações. Um produto de entrega de carros na residência do cliente testado. (Reportagem: Cleide Silva)


Em 2018, o paulistano passou, por dia, duas horas e quarenta e três minutos em trânsito. O tempo médio gasto nos deslocamentos diários representa mais de 11% de uma jornada


• COMO FUNCIONA: o compartilhamento de automóveis segue uma lógica parecida com a de aluguel de bicicletas, em que é possível pegar o veículo em um ponto e deixar em outro, com o uso de um aplicativo.

• QUEM OFERECE: no mundo, esse mercado já chamou a atenção de grandes montadoras. No Brasil, são as pequenas empresas, em geral startups, que dominam o serviço – elas têm 8 mil veículos e 230 mil usuários cadastrados, a maioria em São Paulo.

• NOMES: os números de usuários e frota foram fornecidos por sete das oito empresas que prestam o serviço atualmente: Moobie, Olacarro, Target, Turbi, Urbano, Vamo e Zazcar.

• OS CARROS: geralmente, as empresas dispõem de frota própria ou fazem a intermediação de pessoas que colocam seus carros para alugar. Toda a transação é online.

• NO MUNDO: nos EUA, na China e na Europa, o chamado car sharing está em expansão. A consultoria internacional Frost & Sullivan calcula que há mais de 7 milhões de usuários desse serviço no mundo, número que deve ser triplicado em até cinco anos.

• MODO ALTERNATIVO: o crescimento do serviço vem do desejo dos usuários de usar meios alternativos de mobilidade e de preocupações ambientais – os veículos compartilhados nos EUA e na Europa são, na maioria, elétricos e híbridos.

• É MAIS BARATO: outro grande atrativo é a redução de custos com transporte – o que inclui a compra do automóvel, estacionamento, seguro, combustível e manutenção. Quem for desapegado não sofre.

• AIRBNB: o aposentado Paulo Roberto Silva, de 73 anos, colocou seu Renault Sandero à disposição da plataforma Moobie. “É uma forma de obter uma receita extra”, diz ele, que ganha em média R$ 1 mil por mês ao alugar seu carro de uma a três vezes por semana.

• O FUTURO DA MOBILIDADE: um estudo recente da consultoria PwC prevê que, até 2030, um em cada três quilômetros de tráfego no mundo será rodado em veículos compartilhados. “É um conceito que veio para ficar e a tendência é de se expandir no Brasil”, diz Marcelo Cioffi, sócio da PwC no País.

• DESAFIOS: por ora, a mudança de hábito e a implementação. “Precisa de um programa que monitora e libera veículos pelo smartphone, faz o faturamento e tem segurança contra fraudes e roubos”, diz Cioffi.

• PIONEIRA: a primeira empresa no Brasil a desenvolver sistemas para compartilhamento de carros foi a Zazcar. Ela lançou o aplicativo há apenas dois anos e tem 15 mil inscritos e uma frota de 130 Ford Ka em mais de 100 estacionamentos, onde são retirados e devolvidos.

• POLÍTICAS PÚBLICAS: Lucas Bittar, da Target, defende a participação do governo nos projetos de compartilhamento, a exemplo do que ocorre em Londres. “No centro da cidade, o carro compartilhado não paga pedágio.”


VEJA TAMBÉM

  • Mobilidade urbana: quem olha pelos pedestres?
  • Pequeno manual de convivência
  • Por uma cidade mais humana e feliz

 

Tags: Mobilidade UrbanaTrânsito
Anterior

Jazz com vista (para a Paulista)

Próxima

Guia de streaming (e uma ocupação)

Próxima
FORA DO ‘PADRÃO’ ‘Dumplin’, longa da Netflix, retrata conflitos de mãe e filha

Guia de streaming (e uma ocupação)

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In